O Espaço Cultural do Banco da Amazônia, recebe nesta terça-feira (8) a exposição Esculturas Sonoras do artista plástico Rafael Naufel, que traz doze instrumentos fabricados ou reconstruídos com materiais vindos do lixo.
O artista paranaense Rafael Naufel de 35 anos é formado em Produção Audiovisual (Cinema e Televisão) pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri) e desde 2001, realiza experimentações com a reconstrução de instrumentos musicais a partir de materiais vindos do lixo.
De acordo com o artista, a mostra é um diálogo atual que além da conservação da natureza traz à tona uma nova proposta estética e musical. “Minha proposta tem como intuito desenvolver instrumentos musicais elétricos, como violões e guitarras, que sejam de baixo custo e auto impacto visual”, explica Naufel.
Para isso, ele garimpa instrumentos quebrados, latas, metais e madeiras. “Tenho contato com catadoras de recicláveis da cidade, além de ir sempre a ferros-velhos à procura de materiais e de ganhar doações de amigos que sabem que eu trabalho com o tema”, esclarece.
EXPOSIÇÃO “ESCULTURAS SONORAS” Abertura: 8/11 às 19h Visitação: até 23/11 (de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h) Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia Entrada Franca