01/11/2022 às 18h45min - Atualizada em 01/11/2022 às 18h45min
Oficial da PM é afastado após desobedecer decisão judicial em Novo Progresso
Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.
Reprodução/TV Progresso Um vídeo que circula nas redes sociais, publicado na página "TV Progresso" no Facebook, mostra o tenente da Polícia Militar do Pará, Ruan Carlos Rodrigues Porto, prestando apoio aos manifestantes, e desobedece a decisão judicial que determina a liberação da BR-163, em Novo Progresso, no sul do Pará.
"Primeiramente queria parabenizá-los pelo ato de cidadania, que é expressar a indignação política, a indignação com aquilo que não convém ao nosso povo. É o primeiro ponto. O segundo é que a maioria aqui já me conhece, já viu um pouco do meu trabalho e sabe que eu sou o subcomandante aqui da região. Após comentar sobre a decisão judicial de um magistrado plantonista da comarca de Belém, que ordena pela liberação da rodovia, o tenente afirma: "O juiz decidiu pela desobstrução da via. Eu, do Subcomando aqui, não farei isso, tá? Não farei isso", diz o oficial aplaudido pelos manifestantes.
Depois da repercussão das imagens na internet, o oficial foi imediatamente afastado das suas funções pelo Comando da Polícia Militar do Pará. "Vou determinar a instauração de inquérito policial militar para apurar crime em tese de incitação à indisciplina, bem como a instauração de conselho de justificação objetivando apurar conduta disciplinar do referido oficial", explica Armando Brasil, promotor de Justiça Militar.