01/11/2022 às 10h24min - Atualizada em 01/11/2022 às 10h24min
Dia Mundial do Veganismo: fique por dentro do assunto
Amaral Rosa, estagiário sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
O veganismo é um estilo de vida que tem como propósito não colaborar com a exploração, o confinamento e o abate de animais, valorizando seus direitos e bem-estar. Definido como filosofia no início de 1944 pela Sociedade Vegana, a mais antiga do mundo sobre o tema. Leslie J Cross, vice-presidente da organização na época, sugeriu uma definição inicial de veganismo como "o princípio da emancipação dos animais diante a exploração do homem".
No dia 1º de novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo, a data foi definida em 1994 por Louise Wallis, no aniversário de 50 anos da Sociedade Vegana.
O veganismo é um movimento crescente em todo o mundo e, com o aumento no número de pessoas que optam por produtos baseados em plantas, a indústria entendeu que precisa se adaptar à revolução.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza seis estilos distintos de dietas à base de plantas, que enfatizam alimentos derivados de vegetais, juntamente com o consumo reduzido ou a exclusão total de produtos derivados de animais. As dietas são: Vegana: trazem a ética e o respeito aos animais como um estilo de vida que vai além da dieta. Assim como os vegetarianos estritos, não consomem nada de origem animal, mas extrapolam suas escolhas de consumo para todas as áreas da vida, deixando de consumir qualquer produto que tenha exploração e origem animal, desde cosméticos, produtos de limpeza, roupas, sapato e etc.
Lactovegetariana: são os que eliminam também o ovo da alimentação, qualquer produto que inclua ovos no preparo, mas continuam ingerindo leite e seus derivados.
Ovolactovegetariana: excluem somente a carne da sua alimentação, mas continuam comendo os derivados, como laticínios, ovos e mel.
Ovovegetariana: exclui o consumo de carnes magras e brancas, frutos do mar e laticínios na dieta; permite a alimentação com ovos.
Peixe-vegetariana: inclui peixe, laticínios e ovos no consumo liberado, mas não carne.
Semi-vegetariana: é definido como vegetariano, mas inclui o consumo de carnes magras e brancas, laticínios, ovos e peixes ocasionalmente ou em pequenas quantidades.
ÉTICA
Para produzir carnes no Brasil, são abatidos mais de 10 mil animais terrestres por minuto no Brasil. A maioria destes animais são frangos, porcos e bois – animais que têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria. O veganismo promove a ideia de uma sociedade que tem como base a empatia e o respeito ao próximo, não somente em relação a sua própria espécie, mas a todos os seres sencientes que compartilham do mesmo espaço e têm direito à vida.
SAÚDE
Os estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida similar mostram que os vegetarianos têm menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade. Quando a transição para o veganismo é feita de forma equilibrada, com foco nas necessidades nutricionais,os benefícios para a saúde são muitos.
Além da melhora da saúde individual, o veganismo também pode ser uma forma de prevenir futuras pandemias no mundo. A gripe aviária, gripe suína, Sars e o Covid-19 são exemplos de pandemias causadas pelo consumo e exploração de animais.
CONCLUSÃO
Ser vegano é muito mais do que apenas não comer carne, leite e ovo. É uma causa, um movimento e um estilo de vida. As pessoas entrando nesse mundo vêm de todas as idades, inclusive muitas crianças já estão escolhendo por conta própria parar o consumo de carnes e derivados de animais.
E nenhuma parte dessa mudança precisa ser prejudicial para a sua saúde, mas assim como qualquer mudança alimentar, é importante pensar na nutrição, se possível, com o acompanhamento profissional, identificando qualquer necessidade de suplementação.
FONTES:
SOCIEDADE BRASILEIRA VEGETARIANA. SBV: O que é?. Página inicial. Disponível em: <https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e>. Acesso em: 01 de nov. de 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA VEGETARIANA. SBV: Saúde. Página inicial. Disponível em: <https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/saude>. Acesso em: 01 de nov. de 2022.
NATIONAL GEOGRAPHIC. História e Cultura: O que é veganismo?. Página inicial. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/10/o-que-e-veganismo>. 01 de nov. de 2022.
VEGAN BUSINESS. O Que é Veganismo e o Que é Ser Vegano??. Página inicial. Disponível em: <https://veganbusiness.com.br/o-que-e-vegano/>. 01 de nov. de 2022.