O Mercado de São Brás será completamente reformado e requalificado, para se tornar um grande espaço turístico, gastronômico e cultural. O lançamento do edital para a abertura das inscrições das empresas que pretendem fazer a obra foi realizado na noite desta quinta-feira, 27, no Complexo de São Brás.
O projeto de restauro do mercado, da praça Floriano Peixoto e do entorno de toda área foi doado pelo arquiteto Aurélio Meira à Prefeitura de Belém.
O objetivo do edital é definir a natureza, abrangência, detalhamento, responsabilidades e atribuições da empresa (licitante) vencedora da licitação, que vai nortear os parâmetros de contratação.
A obra vai atingir todo o complexo e está orçada em R$ 50 milhões, recursos que já estão garantidos pela gestão municipal, por meio de um financiamento com a Caixa Econômica Federal.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou o termo que autoriza a abertura. O gestor municipal lembrou a importância do prédio histórico, a sua fundação e o significado para cada cidadão de Belém.
Com a abertura do edital, dentro de 40 a 45 dias a empresa que ganhar a licitação será anunciada. A Prefeitura pretende iniciar a obra ainda em 2022.
Durante o período da obra no mercado, que tem previsão de 18 meses, os trabalhadores que atuam no mercado serão remanejados para duas áreas, que ficam na parte de trás do prédio.
O projeto para o Mercado de São Brás manterá os 244 permissionários, que estão incluídos na modernização da área. O espaço vai contar com:
- Centro de Convenções;
- Restaurante panorâmico;
- Terraço;
Área para as boieras atuarem;
- A feira;
- Elevadores e escadas rolantes;
- Estacionamento com mais de 200 vagas;
- E um boulevard (na praça Floriano Peixoto).