24/10/2022 às 20h32min - Atualizada em 24/10/2022 às 20h32min
Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido
O ex-ministro das Finanças é o terceiro premiê britânico em menos de dois meses.
Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira
REUTERS/Peter Nicholls O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após sua única adversária, Penny Mordaunt, anunciar que desistiu da disputa. Ele vai se tornar a terceira pessoa a assumir o cargo em menos de dois meses, e terá como principal tarefa a recuperação da estabilidade econômica e política do país. As informações são do G1.
Em seu primeiro pronunciamento público, Sunak agradeceu aos conservadores por terem-no escolhido. "É o maior privilégio da minha vida poder servir o partido que eu amo e retribuir ao país ao qual devo tanto. O Reino Unido é um grande país, mas não há dúvida, enfrentamos um profundo desafio econômico", declarou, em curto pronunciamento na sede do partido. "Precisamos de estabilidade e unidade, e farei da união do partido e do país a minha maior prioridade".
Rishi Sunak ainda precisa ser convidado pelo monarca britânico, o Rei Charles III, o que deve acontecer na terça-feira (25), antes de ser considerado oficialmente o primeiro-ministro, mas esse procedimento é considerado uma formalidade.
O parlamentar de 42 anos vai herdar o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados. Rishi Sunak nasceu no Reino Unido, é filho de imigrantes indianos e será a primeira pessoa não branca a assumir a chefia do governo britânico.
Multimilionário e ex-executivo do setor bancário, o novo premiê deve anunciar cortes de gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, que escorrega para uma recessão, puxada pela disparada dos preços da energia e dos alimentos.