24/09/2022 às 11h28min - Atualizada em 24/09/2022 às 11h28min

Seduc realiza aulão para alunos indígenas que vão participar do Enem 2022

A iniciativa beneficiou alunos da etnia Tembé, em aldeia localizada em Capitão Poço

Luciana Carvalho

Divulgação/ Seduc
Neste sábado (24), mais de 150 indígenas da etnia Tembé participam de um aulão intensivo para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na Aldeia São Pedro, no município de Capitão Poço, no nordeste do Pará. 
 
 A iniciativa é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Enem Pará Itinerante e visa reforçar o conteúdo que já é lecionado nas escolas indígenas do Estado. Mais de 50 profissionais estão envolvidos na iniciativa inédita no Brasil.

 
A aldeia fica às margens do alto Rio Guamá e foi estrategicamente escolhida pela facilidade de acesso aos outros 15 povoados da região.
 
Seguindo a tradição dos povos originários, o aulão começou com uma dança indígena, que remete a espiritualidade positiva, a benção aos jovens e as boas-vindas aos quatro professores da Seduc que percorreram cerca de 250 km de Belém até a aldeia, aonde até pouco tempo só era possível chegar de barco. A ação ocorreu na ramada da aldeia São Pedro, considerada uma estrutura sagrada para o povo Tembé, e foi o local escolhido para abrigar alunos de povos originários de 16 localidades.


 (Por Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp