Foto: Arquivo Agência Belém Uma das principais avenidas de Belém, a Senador Lemos, passará por requalificação. A via, que possui 4,5 km de extensão, vai receber nova pavimentação, ciclofaixas, arborização, sinalização, modernização da iluminação pública, calçamento e outras intervenções. O projeto da Prefeitura de Belém que está sendo chamado de "Nova Senador Lemos” terá início das obras nesta segunda-feira, 11, com rotas alternativas e desvio no trajeto de ônibus.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), o primeiro trecho a entrar em obras é o compreendido entre a Travessa Alferes Costa e a Avenida Dr. Freitas, no sentido centro-bairro. O perímetro será interditado, mas será permitido o acesso dos moradores e comerciantes da área.
Rota alternativa
A orientação da Semob é que os condutores acessem preferencialmente a Avenida Pedro Miranda. Porém, quem já estiver trafegando pela avenida Senador Lemos, a recomendação é acessar a avenida Pedro Miranda, preferencialmente, pela Travessa Perebebuí.
Desvio de ônibus
Todas as linhas que trafegam na avenida Senador Lemos, no trecho entre Alferes Costa e Dr. Freitas, terão seu itinerário desviado. Dobrarão na travessa Alferes Costa, depois nas avenidas Pedro Miranda, Dr. Freitas e voltarão para a Senador Lemos em direção ao destino final.
A Semob pediu o apoio e a compreensão da população e destacou que ao propor os desvios, considerou “a necessidade de manutenção da oferta do serviço de transporte por ônibus, com segurança, aos usuários que se deslocam para a área de expansão”.
Veja o trajeto das linhas de ônibus
A linha 227 Sacramenta/Humaitá, no sentido bairro/centro, fará, a partir do terminal de linha, a travessa Alferes Costa, avenidas Pedro Miranda, Dr. Freitas, Senador Lemos, a destino.
A linha 237 – Sacramenta/Presidente Vargas (itinerários A e B), no sentido bairro/centro, fará terminal de linha, avenidas Pedro Miranda, Dr. Freitas, Duque de Caxias, a destino.
A linha 305 – UFPa/Icoaraci, no sentido Icoaraci/UFPa, fará avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Alferes Costa, avenidas Pedro Miranda, Dr. Freitas e Rômulo Maiorana, a destino.
A linha 441 Ceasa/Felipe Patroni, no sentido centro/bairro, fará avenida Senador Lemos, travessa Alferes Costa, avenidas Pedro Miranda, Dr. Freitas, Rômulo Maiorana, a destino.
A linha 546 Sacramenta Nazaré, sentido centro/bairro, fará travessa Soares Carneiro, avenida Senador Lemos, travessa Alferes Costa, avenidas Pedro Miranda, Dr. Freitas e Almirante Barroso, a destino.
Projeto
De acordo com a prefeitura, as intervenções serão divididas por fases. A primeira será a pavimentação da via iniciando pelo trecho com a travessa Soares Carneiro, no Umarizal. A nova Senador Lemos também ganhará ecopontos, faixas verdes, projetos de praças, novas paradas de ônibus e espaços de convivência. A via também receberá o primeiro anel cicloviário da cidade, que consiste na implantação de ciclofaixa que ligará as avenidas Visconde de Souza Franco e Dr. Freitas. Pelo menos quatro bairros serão impactados diretamente com o projeto.
Nesta segunda-feira, 11, o prefeito Edmilson Rodrigues participará de coletiva de imprensa, onde dará mais detalhes sobre as fases da obra e o calendário previsto.