18/08/2022 às 15h49min - Atualizada em 18/08/2022 às 15h49min

Mulheres marajoaras serão assistidas ao acesso de microcrédito para empreendedorismo e acolhimento em casos de violência doméstica.

Jefferson Machado, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

Na Cidade de Soure, no estado do Pará, foi apresentado um espaço destinado a orientar mulheres ribeirinhas, quilombolas e agricultoras do Marajó sobre como ter acesso à microcrédito para empreendedorismo e de proteção em casos de violência doméstica,nesta quarta-feira, 17.

O programa é chamado de “Caixa Pra elas”, a sala está à disposição da população marajoara, na agência-barco da Caixa Econômica Federal.


O evento teve a presença de Cristiane Britto, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH); Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competividade do Turismo, além de autoridades da esfera federal e municipal.

Para Cristiane Brito o projeto é de extrema importância, pois acontece no mês da campanha Agosto Lilás, mês a ser dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O espaço é uma contribuição para a retirada das mulheres de uma situação de violência e um incentivo para que elas possam conquistar sua autonomia econômica. Acima de tudo é um lugar de acolhimento, para àquelas que estejam vivenciando esse crime.

Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, esclarece que esse trabalho é uma ação que reúne vários órgãos, com objetivo de resgatar a dignidade e promover a transformação da realidade local.

Durante o evento, os representantes do poder executivo visitaram o instituto Caruanas, que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade e ensina um ganho econômico, por meio do artesanato marajoara.

Ainda estiveram presentes nas duas agendas a secretaria-executiva do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, secretário nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Mauricio Cunha; a secretaria nacional da juventude, Luana Machado; e a coordenadora do departamento de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres do (MMFD), Valéria Laval.

Integraram também a agenda, o diretor de infraestrutura e fomento do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, Flávio Augusto Modesto e Silva; o vice-presidente da Caixa, Edilson Carrogi; e o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Ceron.

O navio oferece atendimento bancário em regiões de difícil acesso, diminuindo os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos. A embarcação tem os mesmos serviços de uma agência tradicional, com exceção de movimentação de dinheiro em espécie.

Acompanhe o calendário dá visita às localidades da agência-barco da Caixa
17, 18 e 19 de agosto: Soure (PA)
22 de agosto: Muaná (PA)
23 de agosto: Limoeiro do Ajuru (PA)
24 de agosto: São Sebastião da Boa Vista (PA)
25 de agosto: Curralinho (PA)
26 de agosto: Bagre (PA)
29 de agosto: Anajás (PA)
31 de agosto: Afuá (PA)
5 de setembro: Portel (PA)
6 de setembro: Melgaço (PA)
8 de setembro: Ponta de Pedras (PA)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp