12/08/2022 às 10h04min - Atualizada em 12/08/2022 às 10h04min

Prazo para atualizar Cadúnico termina nesta sexta-feira, 12

A atualização cadastral garante que as informações estejam sempre de acordo com a realidade das famílias

Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

Jornal Pará Publicidade 790x90

Termina nesta sexta-feira, 12, o prazo para as famílias que estejam em averiguação cadastral atualizarem suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) e evitarem a suspensão de benefícios a partir de setembro, segundo o Ministério da Cidadania. 

O CadÚnico é um instrumento de mapeamento e identificação das famílias de baixa renda para retratar a situação socioeconômica da população brasileira, o cadastro é obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como Auxilio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica. 

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios. 

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. 

Aplicativo 

O novo aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. No aplicativo, as famílias também ficam sabendo se estão em Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros. 

Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.  

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp