07/04/2022 às 09h26min - Atualizada em 07/04/2022 às 09h26min

Creche pública vai abrir mais de 500 vagas a partir de segunda-feira, 11

O espaço vai atender crianças de 2 a 5 anos. Matrículas serão presenciais

Mayra Leal, com informações da Agência Pará

Rodrigo Pinheiro/ Agência Pará
Nesta quarta-feira (6), foi entregue pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) o Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar. O espaço de aprendizagem que fica localizado no bairro de Nazaré, centro de Belém, vai receber crianças de 2 a 5 anos. 
Serão disponibilizadas 525 vagas de ensino infantil em formato integral, ou seja, as crianças vão entrar às 7h e sair às 17h. No local, receberão todas as refeições recomendadas, suporte pedagógico adequado e área para descanso. Por sua localização, a ideia é que o Centro atenda pais e mães de diversos bairros da Grande Belém, que trabalham na região central da capital paraense. O CREI Orlando Bitar fica na avenida Governador José Malcher, nº 793.

Estrutura

A nova unidade de ensino dispõe de salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. O local também conta com consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, além de banheiros feminino e masculino, entre outros equipamentos educacionais. O espaço também servirá de local para capacitação dos profissionais que vão atuar nas 149 unidades do Programa Creches Por Todo o Pará, do Governo do Estado.

Matrículas

O processo de matrícula ocorrerá de maneira 100% presencial, a partir da próxima segunda-feira (11), no endereço da creche. Pais, mães ou responsáveis vão passar por um processo de triagem, objetivando garantir o acesso às vagas para aqueles que mais precisam. A seleção será acompanhada pela Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster).  O início das atividades no “CREI Orlando Bitar” está previsto para o mês de maio.

Necessidade de creche

Quase metade das crianças brasileiras com até 3 anos e idade precisam de creche. Os dados são de pesquisa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que mostra que das 11,8 milhões de crianças brasileiras com até 3 anos de idade, quase 5 milhões precisam de atendimento nesse tipo de unidade de ensino. A pesquisa também revela que as crianças que mais precisam de creche são as que menos tem acesso, principalmente na Região Norte, onde há grande necessidade de educação infantil integral por parte da população mais vulnerável. De acordo com o estudo, que tem como base o Índice de Necessidade de Creche, entre as famílias mais pobres, por exemplo, apenas uma a cada quatro crianças de até 3 anos de idade estão matriculadas nessas unidades 


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp