Ação policial resulta na prisão de 16 suspeitos de envolvimento com o tráfico em Tucuruí

Operação Orthanc cumpre mandados e apreende drogas, veículos e celulares em investigação sobre organização criminosa na região do Lago de Tucuruí

02/07/2025 15h30 - Atualizado há 17 horas

Ação policial resulta na prisão de 16 suspeitos de envolvimento com o tráfico em Tucuruí
PCPA
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

A Polícia Civil realizou, na última terça-feira (2), a Operação Orthanc para combater o tráfico de drogas e a atuação de uma facção criminosa na região do Lago de Tucuruí. A ação resultou na prisão de 16 suspeitos, além do cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão. Drogas, veículos, celulares e materiais ligados ao tráfico foram apreendidos. As investigações continuam para identificar outros envolvidos. A operação teve apoio de unidades policiais do Pará e de Goiás.

 

Uma operação coordenada pela Polícia Civil foi realizada na última terça-feira (2) no município de Tucuruí, no sudeste do Pará, com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas e à atuação de uma facção criminosa na região.

Leia também: MPPA apura suspeitas de irregularidades em concurso público de Canaã dos Carajás

A operação, batizada de Orthanc, resultou na prisão de 16 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de entorpecentes e organização criminosa. Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão. Durante a ação, três pessoas também foram autuadas em flagrante por tráfico.

Foto: divulgação

A ofensiva foi conduzida pela Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), da Polícia Militar de Goiás e de equipes de municípios que integram a 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), além de agentes das cidades de Tomé-Açu, Concórdia do Pará e da 10ª RISP (Carajás).

Foto: divulgação

Entre os materiais apreendidos, estão porções de maconha e oxi, aparelhos celulares, quatro motocicletas, um carro e utensílios supostamente utilizados para o preparo e comercialização das drogas. Todo o material será periciado e deve subsidiar novas etapas da investigação.

De acordo com o delegado Erivaldo Campelo, responsável pelo caso, as prisões fazem parte de um trabalho investigativo que identificou integrantes de uma estrutura criminosa com atuação na área do Lago de Tucuruí.

A operação também contou com ações fora do estado. Em Itumbiara (GO), um dos alvos foi localizado e preso com apoio da Polícia Militar de Goiás.

As investigações continuam com o objetivo de identificar outros suspeitos e mapear a atuação do grupo, contribuindo para medidas de repressão qualificada ao tráfico na região. Os presos permanecem à disposição da Justiça.

Fonte: PCPA

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.

O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp