Nos dias 14 e 15 de maio, comunidades de Limoeiro do Ajuru receberam o projeto Justiça pelos Rios, com serviços gratuitos como emissão de documentos, orientações jurídicas, vacinação e mais. A ação ocorre no centro e na zona rural, aproximando atendimentos de quem mais precisa.
A população de Limoeiro do Ajuru, especialmente das comunidades ribeirinhas e de difícil acesso, contará com uma programação especial de serviços gratuitos nos dias 14 e 15 de maio, por meio do projeto “Justiça pelos Rios”, promovido pela Promotoria de Justiça de Limoeiro do Ajuru, em parceria com o Fórum da comarca local.
A ação tem como foco descentralizar atendimentos básicos que, geralmente, estão disponíveis apenas na área urbana, levando cidadania e orientação jurídica até regiões onde o acesso aos serviços públicos é limitado. No dia 14, os atendimentos ocorrerão na Escola Abelardo Leão, no centro do município. Já no dia 15, a estrutura será montada na Escola Martinho Pinheiro, localizada na zona rural.
Entre os serviços ofertados estão:
– emissão e retificação de documentos civis;
– reconhecimento voluntário de paternidade;
– ações de pensão alimentícia;
– registro de óbito tardio;
– vacinação;
– testes rápidos;
– palestras educativas e orientações jurídicas.
Para participar, é necessário apresentar documentos como RG, certidões (nascimento ou casamento) e comprovante de residência.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com o acesso à cidadania em áreas onde a presença do poder público é mais limitada, promovendo inclusão e orientação à população.
Fonte: MPPA
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.
O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.