02/12/2024 às 11h45min - Atualizada em 02/12/2024 às 11h45min
Segurança Reforçada no Pará: Operação "Festas Seguras" garante tranquilidade nas compras e festividades de fim de ano
Com mais de 7 mil agentes mobilizados, ação integrada visa proteger áreas comerciais, praias e balneários em todo o estado, incluindo Belém e os principais destinos turísticos.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou nesta segunda-feira (2) a operação integrada “Festas Seguras”. Com o objetivo de intensificar a segurança em áreas comerciais e pontos turísticos, a iniciativa envolve mais de 7 mil agentes públicos em ações que se estendem a todos os municípios do estado, incluindo a Região Metropolitana de Belém.
Foto: Divulgação
A operação, realizada em parceria com diversos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, é dividida em duas fases. A primeira foca em garantir a segurança em centros comerciais, especialmente durante o período de maior fluxo financeiro com o pagamento do 13º salário. Já a segunda fase, que se encerra no dia 6 de janeiro, concentra esforços em praias e balneários como Salinas, onde o movimento cresce significativamente durante as festas de fim de ano.
Foto: Divulgação
Estratégia e recursos mobilizados De acordo com o secretário em exercício Luciano de Oliveira, a operação foi planejada com base em dados estatísticos para intensificar o policiamento nos horários e locais de maior vulnerabilidade. Ao todo, serão empregadas 1.500 viaturas, 250 motocicletas e 20 embarcações, além de reforço em delegacias e no policiamento de rua.
Foto: Divulgação
“Essa operação mobiliza todas as forças de segurança, garantindo proteção nos grandes centros comerciais e turísticos. É um esforço conjunto que, pelo sexto ano consecutivo, se mostra eficaz”, destacou Oliveira.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, ressaltou a importância do aumento no efetivo, que inclui agentes administrativos e policiais em folga. “Estamos prontos para atuar em todas as regiões, protegendo áreas de grande circulação como shoppings, lojas e agências bancárias, onde o risco de crimes patrimoniais aumenta nesta época”, afirmou.
Ações integradas e tecnologia no combate ao crime Além do patrulhamento ostensivo, a operação contará com equipes de inteligência para monitoramento de áreas com maior risco de ações criminosas, como roubos a caixas eletrônicos e bancos. A Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac) e o Centro Integrado de Operações (Ciop) estarão à frente do planejamento e execução dessas atividades.
A população poderá colaborar com denúncias anônimas através do Disque Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181. As operações Lei Seca e Tolerância Zero também serão intensificadas para coibir infrações de trânsito e crimes relacionados ao consumo de álcool.
Integração que faz a diferença A operação conta com a participação de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Científica, e Seap, além de colaborações municipais com guardas municipais e órgãos de mobilidade urbana.
O Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, destacou o reforço nas delegacias para atender à demanda crescente neste período. “Nosso foco é proporcionar paz e tranquilidade à população, garantindo um atendimento eficiente em todas as ocorrências.”
Segurança para o comércio e turismo A “Festas Seguras” chega como uma resposta às necessidades específicas deste período do ano, assegurando que os consumidores possam realizar suas compras com tranquilidade e que turistas desfrutem das festividades em segurança. Seja nas movimentadas áreas comerciais de Belém ou nas paradisíacas praias do Pará, o sistema integrado de segurança promete um final de ano mais protegido para todos.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.