Na última quarta-feira (13), em um importante passo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, o presidente do Consórcio Amazônia Legal e governador do Pará, Helder Barbalho, firmou um acordo de cooperação técnica com o diretor geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. O pacto foi oficializado durante a COP 29, conferência da ONU sobre mudanças climáticas realizada em Baku, no Azerbaijão, e visa a implementação de políticas voltadas à agricultura sustentável na região amazônica.
Foto: Divulgação
O acordo prevê a criação e o aprimoramento de políticas para promover uma agricultura inovadora, sustentável e alinhada às demandas regionais. Dentre os principais objetivos estão o fortalecimento da agricultura familiar, a segurança alimentar, o empoderamento feminino e a gestão sustentável dos recursos naturais. “O acordo que acabamos de assinar fortalece a parceria e significa que vamos levar no ano que vem todos os ministros da agricultura das Américas para Belém, onde vamos discutir temas ligados à agricultura e à sustentabilidade”, destacou Otero.
Em um encontro com representantes do IICA, Helder Barbalho enfatizou a urgência de uma transição sustentável que respeite a realidade amazônica, onde o uso da terra é responsável por mais de 90% das emissões de carbono do estado do Pará. “Quando os países falam de transição, eles focam em transporte e indústria. Nossa questão principal é o uso da terra”, pontuou o governador, reforçando a importância da parceria para conciliar produção e preservação.
A assinatura do acordo é mais um passo para o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que reúne nove estados, cobrindo 59% do território brasileiro e abrigando mais de 29 milhões de pessoas. O Consórcio, liderado por Barbalho, tem como missão tornar a Amazônia Legal uma referência global em desenvolvimento sustentável, com metas estratégicas para transformar a região em um polo competitivo e ecologicamente equilibrado até 2030.
O IICA, que completa 80 anos, é uma instituição internacional dedicada a promover o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural. Com essa nova aliança, o IICA reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor agrícola, especialmente em áreas estratégicas como a Amazônia, onde a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais são prioritários.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.