12/11/2024 às 15h08min - Atualizada em 12/11/2024 às 15h08min

Novo Tucano-toco chega ao Mangal das Garças e busca nome em enquete popular

Exemplar juvenil da maior espécie de tucano passa por quarentena antes de integrar o projeto de educação ambiental do parque

Ag. Pará
Com um porte imponente e um bico de cores vibrantes, o mais novo morador do Mangal das Garças promete encantar os visitantes. Trata-se de um Tucano-toco (Ramphastos toco), também conhecido como tucanuçu, o maior entre as espécies de tucano. Recentemente entregue voluntariamente por uma família da Ilha do Marajó ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), o tucano encontra-se em fase de adaptação e quarentena. Em breve, ele será integrado ao projeto de educação ambiental do complexo zoobotânico, onde o público poderá conhecer mais sobre sua vida e sua importância para o ecossistema.


Foto: Divulgação 

O novo morador, que mede aproximadamente 56 centímetros e pesa 540 gramas, faz parte da família ranfastídeos, a qual inclui tucanos e araçaris, presentes em todo o Brasil central e partes da Amazônia. Com uma expectativa de vida de até 20 anos, o Tucano-toco se destaca por seu longo bico amarelo-alaranjado, que pode chegar a 22 centímetros e, apesar do tamanho, é surpreendentemente leve, por ser constituído de uma estrutura óssea esponjosa.



Foto: Divulgação 

Segundo o médico veterinário Camilo Gonzáles, o tucano ainda é jovem, com idade entre seis e oito meses. "Ele é um animal frutífero, que, na natureza, se alimenta de uma variedade de frutos e ajuda a manter a floresta viva por meio da dispersão de sementes. No momento, está passando por um período de quarentena, onde realizamos exames e acompanhamos sua adaptação ao ambiente do parque", explica. O veterinário ressalta que a introdução do tucano será feita de maneira cautelosa, pois esses animais têm comportamento territorialista, o que exige uma integração cuidadosa com os demais tucanos do Mangal.

O parque já abriga quatro outros exemplares de tucanos e um aracari, com os quais o Tucano-toco será gradualmente colocado em convivência para facilitar sua integração. Além de seu papel na manutenção da biodiversidade, o novo tucano também contribuirá para o projeto de educação ambiental do Mangal das Garças, que visa sensibilizar o público sobre a fauna amazônica.


Foto: Divulgação 

Escolha o nome do tucano!
Para batizar o mais novo morador, o Mangal das Garças lançou uma enquete nas redes sociais, onde o público poderá sugerir nomes. Basta seguir o perfil do parque no Instagram (@mangaldasgarcas) e participar da votação. A escolha do nome é uma oportunidade para os visitantes criarem um vínculo ainda maior com o tucano e, ao mesmo tempo, contribuírem para o projeto.

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrado pela Organização Social Pará 2000 em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp