Servidora da Semas é selecionada para curso da Agência de Cooperação Internacional do Japão

A servidora foi um dos 11 brasileiros selecionados para o curso que irá qualificar profissionais de países com os quais o Japão possui cooperação, como o Brasil, em temas como meio ambiente, agricultura e saúde

30/10/2024 10h28 - Atualizado em 30/10/2024 às 10h28

Servidora da Semas é selecionada para curso da Agência de Cooperação Internacional do Japão
Ag. Pará
Uma servidora da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Iolene Freitas, foi selecionada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para participar de uma capacitação internacional em gestão de resíduos voltada ao controle do lixo marinho. Técnica em Gestão de Meio Ambiente e uma das 11 brasileiras escolhidas para o programa, Iolene embarcará para Yokohama, no Japão, onde realizará o curso de 14 de novembro a 5 de dezembro de 2024.

A qualificação, oferecida no âmbito do Programa de Co-criação do Conhecimento (PCC), busca capacitar profissionais de países parceiros em temas estratégicos como meio ambiente, agricultura e saúde. No caso de Iolene, o treinamento focará na redução e reutilização de resíduos, além do uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) – uma abordagem essencial para a zona costeira do Pará, ambiente com características únicas e que sofre com o acúmulo de lixo marinho.


Para Iolene, que é também geógrafa e mestre em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local, a experiência será uma oportunidade para aplicar novas tecnologias e metodologias que poderão beneficiar diretamente os municípios costeiros do Pará. "É uma oportunidade de aprendizado que servirá para aplicarmos na prática o que é proposto no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Pará (PEGIRS), com apoio aos municípios na formalização de Consórcios Públicos para gestão de resíduos", destaca.

A formação no Japão é parte do Programa Oficial de Assistência ao Desenvolvimento do Governo japonês e reforça a importância de intercâmbios para o desenvolvimento de práticas ambientais de excelência. O Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, ressaltou o mérito da escolha de Iolene e o comprometimento da Semas com o aperfeiçoamento constante de seu quadro de servidores. "Temos um corpo técnico composto por especialistas, mestres e doutores que possuem muita vivência prática e são altamente engajados em aprimorar suas qualificações. Valorizar e defender esses intercâmbios é essencial para o fortalecimento das políticas ambientais no estado", enfatizou o secretário.

Ao retornar, Iolene pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais servidores da Semas, além de promover o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o consumo sustentável e práticas de redução de resíduos. Ela destaca que a capacitação permitirá, inclusive, que a Semas busque parcerias com os municípios e outros agentes na implementação de tecnologias inovadoras. "Com o apoio da Semas e parcerias locais, podemos avançar em ações concretas que ajudem na conservação dos ecossistemas costeiros e na melhoria do gerenciamento de resíduos, reduzindo o impacto sobre os estuários e o oceano", finaliza.

A experiência internacional da servidora reflete o compromisso do Pará em alinhar-se a práticas globais de sustentabilidade e inovação no gerenciamento de resíduos, com especial atenção às zonas costeiras, fundamentais para o ecossistema e a economia local.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook
 

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp