Com mais de 45% de execução, a obra da nova ponte Icoaraci/Outeiro, promovida pelo Governo do Estado, avança rapidamente e se destaca como um importante investimento para os dois distritos de Belém. A ponte, que ligará a 6ª e a 7ª Ruas de Icoaraci à Rua da Brasília, em Outeiro, terá 414 metros de extensão e contará com duas pistas para veículos e motocicletas. Essa estrutura trará melhorias no transporte de pessoas e cargas, além de maior segurança ao tráfego de embarcações e incentivo à economia local.
Foto: Divulgação
“As obras seguem em ritmo acelerado, com três turnos de trabalho contínuos. Essa dedicação reflete a prioridade que damos à mobilidade urbana, essencial para a Região Metropolitana de Belém”, destacou Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). Ele enfatizou que a nova ponte vai reduzir o tempo de deslocamento, melhorar a qualidade de vida e a fluidez no trânsito, além de garantir mais segurança.
Foto: Divulgação
Moradores da região, como a aposentada Ana Rocha, de Outeiro, comemoram o avanço das obras. “Com a reconstrução da outra ponte que liga os distritos já sentimos a melhora, ficamos muito mais tranquilos. Acredito que, com essa segunda ponte, vai melhorar ainda mais, tanto o turismo como o nosso acesso, dos moradores”, disse.
Foto: Divulgação
Usina da Paz de Icoaraci
Outra obra de grande impacto social que avança na região é a Usina da Paz de Icoaraci, com mais de 20% de execução. As obras incluem a concretagem do prédio da oficina, fundações do complexo esportivo e a construção de uma piscina. A Usina da Paz, parte de um projeto do Governo Estadual, atuará em áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, com o objetivo de transformar a realidade local.
O governador Helder Barbalho ressaltou que a nova UsiPaz não beneficiará apenas Icoaraci, mas também Outeiro. “Essa é uma experiência que tem transformado vidas por onde passa e, logo mais, chegará aqui para oferecer mais serviços, cidadania e oportunidades de transformação social”, afirmou.
Foto: Divulgação
Novo Terminal Hidroviário e pavimentação
Outro grande projeto em andamento é o Novo Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci. Com a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) à frente da execução, o terminal conectará o distrito às ilhas vizinhas e ao Arquipélago do Marajó, fortalecendo o turismo e a economia local. O espaço contará com amplas áreas de embarque e desembarque, guichês para venda de passagens, lojas, restaurantes e áreas de lazer.
Além disso, desde 2019, o Governo do Pará já pavimentou mais de 235 quilômetros de vias em Belém, como parte do programa “Asfalto Por Todo o Pará”. Outeiro já recebeu quase 20 quilômetros de asfalto e Icoaraci, mais de 16 quilômetros. Recentemente, a vice-governadora Hana Ghassan visitou as obras de pavimentação na Rua da Alegria, em Outeiro, e nas Passagens Alves e Libertação, em Icoaraci.
A engenheira civil Iasmin Santos, moradora de Icoaraci, vê os investimentos como transformadores. “O asfaltamento das ruas melhorou a mobilidade e valorizou os imóveis. A construção da Usina da Paz será um marco no combate à violência e o Terminal Hidroviário deve estimular o comércio e o turismo. Essas iniciativas estão criando um ambiente mais seguro e próspero para todos nós”, avaliou.
As obras representam um compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de Belém.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.