As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém já vão passar a vacinar contra a Covid-19, crianças nas faixas etárias entre 3 e 5 anos de idade, na próxima segunda-feira, dia 18. O anuncio da Prefeitura de Belém foi feito um dia após a atualização do Ministério da Saúde sobre as recomendações do uso do imunizante Coronavac.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou em nota que as UBS serão os únicos pontos de vacinação para as crianças na faixa etária, mas que a vacinação nos finais de semana de julho está suspensa.
A decisão do Ministério da Saúde em liberar o uso do imunizante veio após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em liberar emergencialmente o uso da vacina nas crianças pequenas. Após a recomendação, o Ministério emitiu uma nota dando orientações às prefeituras para o início da imunização. "Tendo em vista a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), o Ministério da Saúde orienta os entes federativos a ampliar o uso da vacina Covid-19/Coronavac para faixa etária de 3 a 5 anos de idade. A pasta recomenda que seja utilizado os estoques existentes nos estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais", esclareceu em nota o Ministério.