Usina da Paz Cabanagem forma mais uma turma do curso Técnico em Saúde Bucal

Familiares, professores e autoridades participaram da solenidade no Teatro da Usina, testemunhando a importância do conhecimento na vida dos 31 concluintes

20/09/2024 15h19 - Atualizado em 20/09/2024 às 15h19

Usina da Paz Cabanagem forma mais uma turma do curso Técnico em Saúde Bucal
Ag. Pará
Mais de 30 alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal foram certificados na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, na última quinta-feira (19). A formatura ocorreu no Teatro da Usina, e contou com a presença de familiares, professores e autoridades. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Foto: Ag. Pará


A coordenadora do curso, Elizete Matos, destacou a transformação pessoal e profissional proporcionada pela capacitação. "Essa é a quinta turma que nós estamos formando. São 31 vidas que se transformaram de verdade, pessoas que tinham perdido a sua autoestima e, quando viram esse curso aqui no bairro, aproveitaram a oportunidade. Eu estou muito feliz porque nessa turma já tenho alunos que estão fazendo estágio e outros que estão trabalhando com a carteira assinada, coisa que eles nunca imaginaram", ressaltou.

Dolores Coelho, 24 anos, uma das participantes, considera a Usina da Paz um instrumento transformador de vidas, ao possibilitar o acesso gratuito a cursos profissionalizantes. "Esse curso é muito importante, principalmente pela oportunidade que tivemos, tudo gratuito. Eu vim do município do Acará (nordeste paraense), na intenção de estudar, e essa Usina aqui me proporcionou isso. Estou me formando em técnico em Saúde Bucal, e já estou trabalhando na área", informou.

União de forças - Diretora-geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira destacou a importância da união de forças para alcançar a transformação social. "Nesse curso temos o Governo do Pará unindo forças para promover a transformação social nos territórios. Se a gente quer que ocorra uma transformação de fato, temos que nos unir de todas as formas. Fazendo isso, a gente consegue aquilo que tanto desejamos, que é o bem comum, principalmente daqueles que mais precisam", destacou.

Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, as Usinas da Paz "são centros de cidadania que oferecem uma gama de serviços, e a formação profissional é um dos pilares mais estratégicos. Os cursos profissionalizantes permitem que os cidadãos, especialmente jovens e adultos em situação de risco social, desenvolvam habilidades demandadas pelo mercado de trabalho, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado formal, reduzindo a desigualdade".

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook 
 

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp