13/07/2022 às 21h38min - Atualizada em 13/07/2022 às 21h38min

Vírus da raiva é detectado em morcego no bairro da Marambaia

Segundo exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, o mamífero continha o vírus

Da Redação

Jornal Pará Publicidade 790x90

Foto: Reprodução
O Vírus da Raiva é uma doença que pode infectar os mamíferos como morcegos, cachorros gatos e até humanos. Uma das consequências da doença pode ser a morte. Por este motivo a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), aumentou após um exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas que detectou o vírus em um morcego encontrado morto no bairro da Marambaia.

O vírus encontrado no morcego pode ser transmitido pela saliva do animal, como mordidas e por arranhões e lambeduras de mucosas.  Segundo a Sesma, uma ação de bloqueio epidemiológico já está em atividade no raio de um quilômetro do local onde o mamífero foi encontrado, além de orientações sobre a importância de vacinar animais domésticos contra a raiva.

As atividades de prevenção estão sendo coordenadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  Em nota, o Instituto Evandro Chagas informou que realizou os exames no animal dia 05 de julho. E que os exames confirmaram a presença da doença. Este já é o segundo caso de morcego encontrado com o vírus da raiva em Belém neste ano. O primeiro caso foi detectado no bairro do Marco.

Ainda segundo a Sesma, em caso de encontrar um morcego morto ou com sinais de desorientação, entrar imediatamente em contato por meio dos telefones (91) 3344-2356 e 3344-2357 para que a CCZ realize a captura do animal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp