Para promover um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimentos e boas práticas entre profissionais da saúde e docentes, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o II Fórum do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Atendimento (Nepae), nesta quinta-feira, 19, desde às 9h, no Campus II da instituição, no bairro do Marco, em Belém.
O tema central do fórum é Desafios, Perspectivas e Soluções para a Implementação de Melhorias no Ensino-Serviço do CCBS. O Núcleo de Ensino será a futura denominação do Centro Saúde Escola do Marco (CSE Marco), que há 43 anos auxilia na promoção da saúde da população e na formação de profissionais éticos e capacitados para as reais necessidades da saúde no contexto amazônico, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, o campus II possui uma complexidade amplificada por ser, ao mesmo tempo, unidade de ensino e assistência com uma equipe multiprofissional e serviços em vários níveis de atenção na saúde para proporcionar qualidade na formação acadêmica e beneficiar a comunidade, o CCBS é o responsável por administrar todo esse complexo integrado de atendimento à população e as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação da área de saúde.
A programação do Fórum vai contar com palestras, mesa redonda e grupos de trabalhos com representantes dos oito cursos de graduação do CCBS. Entre os principais pontos que serão discutidos estão, a integração entre Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada; as relações entre ensino e serviço; ações de extensão; conhecimento científico em saúde; importância do Sistema Eletrônico E-SUS, e a Saúde Digital como ferramenta de integração ensino e serviço.
Participarão do Fórum, profissionais que realizam assistência à saúde no Campus II, por meio do Centro Saúde Escola do Marco, Serviço de Dermatologia, Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Centro Especializado de Reabilitação (Ueafto/CER III), Laboratórios, Oficina Ortopédica, Sala de Vacina, Unidade Maternar e ambulatório de Ginecologia.
A professora e diretora do Centro Escola, Ivonete Peixoto, acredita que o evento quer oportunizar a atualização de boas práticas na assistência, explorar novas estratégias de intervenção eficazes, discutir competências e habilidades no campo de prática da assistência e do ensino de todo o serviço prestado à população da área de abrangência do Marco e também do estado do Pará, visto que o Centro Escola é hoje referência no estado em vários serviços como na imunização, dermatologia, oficina ortopédica, reabilitação de deficiências físicas, auditivas, intelectuais e autismo, entre outros.
"Garantir saúde de qualidade, com distribuição equitativa dos serviços, ensino e ações, é o principal desafio e compromisso da Uepa/CCBS como centro formador de profissionais com responsabilidade social com foco no desenvolvimento da saúde na Amazônia. E a permanente expansão dos serviços nos leva a busca de aperfeiçoamento para garantir a excelência da qualidade da assistência e da educação com um trabalho integrado e levar tudo que o Centro Escola oferece hoje como um complexo de serviços e ações prestadas para nossa comunidade", destacou a diretora Ivonete Peixoto.
Com o trabalho de servidores como técnicos, docentes, médicos, residentes e acadêmicos de diversos cursos, o CSE Marco realiza cerca de 500 mil procedimentos ao ano, da imunização de crianças ao atendimento especializado por meio dos diversos serviços que compõem a assistência do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, atendendo pacientes de Belém e também de outros municípios do Pará.
Entre os procedimentos, está o atendimento do Laboratório de Análises Clínicas (LAC), que tem como função o suporte ao diagnóstico clínico dos pacientes e serve também à pesquisa e ao ensino dos acadêmicos do curso de Biomedicina. No ano de 2023, o LAC realizou 229.528 mil exames beneficiando a população que necessita do Sistema Único de Saúde.
Hermias Cavalcante, morador de Mosqueiro, veio com familiares de manhã cedo para consulta de clínica médica e falou sobre o excelente atendimento que recebeu, "fui bem atendido, a médica daqui é muito atenciosa, passou os exames que preciso fazer aqui e logo trarei o resultado para a médica na próxima consulta".
Moradora do bairro do Marco e usuária dos serviços do SUS, Nanna Chara disse que já foi atendida no CSE anteriormente, "gostei do atendimento e, hoje já trouxe meu tio para consulta de rotina e, na próxima semana, vou marcar para trazer minha mãe para consultas e já a levarei também para se vacinar aqui mesmo. Pretendo utilizar todos os serviços possíveis que o Centro possui". O CSE atende moradores do bairro do Marco, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. No atendimento às especialidades, é necessário que o usuário já seja cadastrado ou venha encaminhado de algum serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), como das Unidades de Pronto Atendimento em todo o estado.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.