A Justiça de São Paulo condenou as cientistas Ana Bonassa e Laura Marise, responsáveis pelo portal “Nunca Vi 1 Cientista”, por criticarem publicamente um nutricionista que afirmou que a diabetes era causada por vermes.
A sentença foi proferida no último dia 4 de setembro pela juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, que determinou a remoção do conteúdo publicado pelas cientistas e o pagamento de R$ 1000 por danos morais.
O caso teve início após as cientistas divulgarem um vídeo rebatendo a postagem do nutricionista, apontando que a alegação não tinha respaldo científico. No entanto, a Justiça considerou que o compartilhamento do perfil público do nutricionista no vídeo expôs o profissional a “vergonha e tristeza”, o que motivou a condenação.
A decisão ainda impõe uma multa diária de R$ 100 em caso de descumprimento da ordem de remoção do conteúdo.
Em sua defesa, Ana Bonassa e Laura Marise explicaram que o vídeo foi publicado para alertar sobre os riscos de tratamentos sem comprovação científica. Elas afirmaram que o nutricionista vendia “protocolos para desparasitação”, que, segundo ele, seriam capazes de curar a diabetes, o que motivou a resposta pública.
“As informações estavam em um perfil público, e nosso objetivo era alertar os seguidores sobre os perigos de abandonar tratamentos comprovados para seguir protocolos sem respaldo”, declarou Ana Bonassa.
Fonte: JURINEWS
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.