A maior tempestade solar registrada nos últimos 20 anos, causou um espetáculo nos céus de vários países pelo mundo ao gerar a Aurora Boreal. O fenômeno foi registrado na noite desta sexta-feira, 10, e pode ser visto na Europa, Argentina e no Chile.
Segundo a agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), foram registradas auroras boreais incomuns no Hemisfério Norte e raras auroras austrais no Hemisfério Sul. O NOAA também informou que o fenômeno foi provocado por uma tempestade solar “severa”, que pode atrapalhar até mesmo redes de energia e sistemas de comunicação via satélite.
Desde 2005 não é visto um evento de tempestade geomagnética do tipo “severo”. Um aviso foi emitido pelo NOAA que classificou o evento como de G$, segundo nível mais alto em uma escala que chega até o G5, ou “extremo”.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.