01/07/2022 às 14h18min - Atualizada em 01/07/2022 às 14h18min

Ponte do Outeiro será liberada para carros de passeio a partir de 10 de julho. O anúncio feito hoje (1º) pelo Governo do Pará

Quem mora na ilha de Outeiro e precisa sair de casa todo dia, com transporte público, garante que essa nova liberação vai ajudar a reduzir o tráfego nas balsas, mas o transtorno continua até que a ponte seja totalmente liberada

Mayron Gouvêa

Em fevereiro uma balsa atingiu um dos pilares da ponte. Já são 5 meses sem a travessia de coletivos e a população segue caminhando (Foto: Marcelo Seabra/Ag.Pará).
No primeiro dia das férias escolares, o governador Helder Barbalho anunciou por meio de rede social que, em dez dias, a ponte de Outeiro será liberada para a movimentação em esquema de meia pista, com utilização de controle do "siga e pare", conforme protocolos de segurança. "A partir do próximo dia 10 de julho, no domingo, a ponte do Outeiro passará estar liberada para o retorno do fluxo de veículos, ainda de forma controlada, com todos os protocolos necessários para segurança das pessoas que necessitam utilizar das pontes", declarou o Governador do Pará.

No anúncio, o governador lembrou que a liberação é, especialmente, para quem mora em Outeiro e Icoaraci e para quem precisa se deslocar para a ilha de Caratateua. Contudo, para Jonas Augusto, 30, morador do bairro São João do Outeiro há cerca de 1 ano, mais uma liberação parcial não vai resolver o transtorno de deslocamento pelos quais os moradores vêm passando desde fevereiro quando o acidente aconteceu. 


"Digamos que vai melhorar, mas não vai cessar o transtorno que ainda ocorre. Vai diminuir o tráfego nas balsas e nas lanchas, mas ainda vai ter o transtorno porque nem todo mundo possui veículo pra deslocar. A maioria dos moradores ainda utilizam o transporte público. Pelo menos os barraqueiros e ambulantes vão continuar tendo sua renda extra agora no veraneio, pois os banhistas vão ter um acesso mais fácil ir pra praia e ter um lazer", declara o morador que está concluindo o curso Técnico em Saneamento Ambiental e precisa sair de casa todo dia.  



Atualmente está liberado o tráfego de motociclistas, ciclistas e pedestres. Para liberar a ponte para veículos leves, de passeio, o governo garante que os serviços estão sendo executados em três turnos para que a liberação total da ponte ocorra o mais breve possível.

Obras

A ponte do Outeiro está em obras desde o mês de fevereiro para reconstrução do pilar que foi arrancado da estrutura após o choque de uma embarcação. 

A estrutura está sendo reconstruída com sistema de estaiamento, com um pilar central que ampliará o canal de navegação de 60 metros para 100 metros.

A obra contempla ainda a revitalização total da estrutura, com reforço de todos os demais pilares, pintura, construção de guarda-corpo, implantação de faixas para pedestres e ciclistas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp