04/03/2024 às 12h30min - Atualizada em 04/03/2024 às 12h45min

Força-tarefa auxilia comunidades afetadas pelas fortes chuvas e alagamentos em Paragominas e Ipixuna do Pará

Um total de 27 famílias estão desabrigadas e 50 desalojadas. Há três pontos de abrigo disponibilizados pela prefeitura.

Da redação

Agência Pará
Uma força-tarefa foi criada pelo Governo do Estado, neste domingo, 3, em Paragominas e Ipixuna do Pará, para auxiliar as comunidades afetadas pelos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem os municípios, desde a última sexta-feira, 1. A primeira cidade visitada pelo governador Helder Barbalho foi Paragominas, no sudeste do estado.

“A decretação do estado de emergência da parte da prefeitura, já está sendo homologada pelo Governo. A partir disto, ajudas humanitárias já sendo disponibilizadas ainda esta semana, o que envolve cestas de alimento, kits de higiene, kits de dormitório, e como também a seleção das famílias para programas habitacionais para que haja remanejamento de famílias que estejam em áreas vulneráveis por conta do crescimento desordenado de bairros que acabam gerando um represamento das águas do rio Uraí e gerando estes alagamentos”, destacou o governador Helder Barbalho.

LEIA TAMBÉM: Polícia indiana identifica acusados por estupro coletivo de brasileira


De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, Paragominas teve 8 bairros atingidos por alagamentos, na zona urbana, e 5 áreas afetadas na zona rural. Um total de 27 famílias estão desabrigadas e 50 desalojadas. Há três pontos de abrigo disponibilizados pela prefeitura.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Defesa Civil Estadual monitoram todas as regiões do estado para adotar as medidas necessárias em casos de desastres naturais, como explica o comandante-geral do CBMPA, coronel Jaime Benjó.

Em Ipixuna do Pará, nordeste do estado, o governador Helder Barbalho seguiu a agenda de visitas, com a equipe da Defesa Civil estadual, em apoio ao município. O Balneário da Arlene, no bairro Beira Rio, foi o primeiro ponto vistoriado.

Segundo a Defesa Civil Estadual, uma estimativa inicial aponta que 1.600 famílias foram atingidas, em Ipixuna do Pará. Há 62 famílias desabrigadas e outras 26 desalojadas.

Na sexta-feira, 1, uma forte chuva, de aproximadamente 200 mm, elevou o rio Ipixuna para 680 cm, quando o em Fevereiro estava 460 cm, de acordo com a prefeitura. O monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente prevê chuvas de cerca de 125 mm para as próximas semanas, um volume menor do que o registrado nos últimos dias. O município segue em alerta tanto na sede quanto na zona rural.

Fonte: Agência Pará

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp