16/02/2024 às 13h31min - Atualizada em 16/02/2024 às 13h31min

Marabá: Estudante de medicina é suspeito de fazer Enem no lugar de outras pessoas

Nos locais de residência dos investigados, foram apreendidos telefones celulares, provas do ENEM de 2019 a 2023 e manuscritos.

Da redação

Divulgação / PF
A Polícia Federal conduziu, na manhã desta sexta-feira, 16, em Marabá, a operação Passe Livre, visando combater fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Um homem é suspeito de ter sido aprovado duas vezes no exame para o curso de medicina, fazendo-se passar por outras duas pessoas, as quais foram alvo de mandados de busca e apreensão.

Nos locais de residência dos investigados, foram apreendidos telefones celulares, provas do ENEM de 2019 a 2023 e manuscritos. Não houve prisões. A investigação identificou um estudante de medicina que teria realizado as provas do ENEM de 2023 e 2022 em nome de dois candidatos.

LEIA TAMBÉM: Conselheiro tutelar é preso suspeito de negociar vantagens junto a abusadores de crianças e barrar denúncias


Com base nas notas obtidas fraudulentamente no ENEM, essas duas pessoas foram aprovadas em medicina pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Marabá, embora não tenham realizado a prova. Um dos envolvidos já é aluno do curso de medicina, enquanto o outro ainda não iniciou suas aulas.

A perícia da Polícia Federal confirmou que as assinaturas nos cartões de resposta e as redações não foram produzidas pelos inscritos nos processos seletivos do ENEM. Para se passar por outros candidatos, o suspeito que realizou as provas pode ter utilizado documentos falsos. Ele também é aluno do curso de medicina na UEPA de Marabá.

As investigações continuam em andamento para apurar se existem outros casos de aprovação irregular por meio desse esquema criminoso. Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder por crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso, entre outros.

Com informações de Roma News

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp