20/01/2024 às 09h03min - Atualizada em 20/01/2024 às 09h03min
Escola em Abaetetuba é evacuada após adolescente levar explosivo de brinquedo feito pelo pai
Esquadrão Anti-Bomba do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar analisou o artefato e descartou a possibilidade de se tratar de um artefato explosivo.
Uma escola pública de Abaetetuba, nordeste do Pará, foi evacuada nesta sexta-feira (19) após um aluno ser flagrado com um objeto que imitava uma dinamite. Diversas viaturas chegaram ao local, que foi esvaziado em caráter de emergência e deixou todos assustados. O pai do aluno envolvido no caso afirmou que ele mesmo havia presenteado o filho com o objeto que, segundo o responsável pelo garoto, não passava de um "brinquedo".
A situação ocorreu na Escola Municipal Laura Ribeiro, no bairro da Francilândia. Um professor viu o objeto com o aluno e acionou a segurança. As equipes policiais acionaram a equipe especializada do BOPE para apreender e desarmar o artefato, que foi apreendido e submetido à perícia. Em investigação, a Polícia Civil conseguiu identificar o autor.
O garoto e o pai foram ouvidos na Delegacia de Abaetetuba. O responsável relatou que se tratava apenas de um "brinquedo" que foi feito pelo próprio pai para o aluno, mas que não autorizou que ele levasse para a escola. Foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos e responsabilização criminal.
O Esquadrão Anti-Bomba do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar analisou o artefato e descartou a possibilidade de se tratar de um artefato explosivo. Segundo o BOPE, trata-se de um simulacro de bomba.
As atividades da escola foram suspensas e o local passou por uma varredura. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que em decorrência deste episódio, "vai reforçar sua atuação na prevenção de violência e ameaças nas escolas da rede pública municipal e atualizará seus protocolos para manutenção da segurança e paz nas escolas".
Com informações de g1
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.