A chuva de meteoros Gemínidas, um dos principais eventos astronômicos do ano, terá seu ápice entre as noites desta quarta, 13, e quinta-feira, 14, de dezembro. O fenômeno poderá ser visto do Pará e demais estados do norte e nordeste do país.
Segundo a Agência Espacial Americana, a chuva terá cerca de 120 meteoros por hora. É uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora e pode ser observado a olho nu, dependendo das condições climáticas da região. “São meteoros brilhantes e rápidos e tendem a ser de cor amarela”, afirma a Nasa.
As Geminídas ocorrem anualmente em dezembro devido ao cruzamento da Terra com a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.
Como observar a chuva de meteoros Gemínidas? Para assistir ao fenômeno, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade e olhar na direção da constelação de Gêmeos. Essa constelação é visível na direção nordeste a partir das 22h30 ou 23h.
Os especialistas frisam que há aplicativos nos quais é possível apontar o celular em direção ao céu e descobrir a direção da constelação de Gêmeos ou da chuva de meteoros em si.
“Deite-se de costas com os pés voltados para o sul e olhe para cima, observando o máximo possível do céu. Após cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver meteoros”, recomenda a Nasa.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.