21/11/2023 às 09h06min - Atualizada em 21/11/2023 às 09h06min

​Com uma programação repleta de descobertas, Festival Jambu Live chega a sua quarta edição

Programação gratuita aposta em diversidade cultural de artistas paraenses.

Carlos Yury

Jornal Pará Publicidade 790x90

João Balão
Um palco de novas descobertas para quem é apaixonado pela cultura paraense. Reunindo artistas da música, teatro, dança, cinema, entre outras atrações, o Festival Jambu Live 2023 chega a Belém em novembro, entre os dias 24 e 26, no Memorial dos Povos. Com o tema “Feitiços da Amazônia”, o evento promete encantar a todos com uma line-up rica em talento e pluralidade. Entre os artistas confirmados para esta edição, estão Pagode das Meninas, Tiffany Boo, Anna Suav e Haus Of Ver-A-Queen. A programação é gratuita.

Segundo Regina Lima, docente da UFPA e coordenadora do festival, este é um momento de celebrar a qualidade e grandiosidade artística que o estado do Pará carrega consigo. “O Jambu Live existe com o propósito de ser um evento democrático e amplo, no sentido de abranger várias formas de arte e abraçar pessoas diversas. Em muitos eventos da Amazônia, percebemos que há uma certa prioridade para artistas que já são consolidados em suas carreiras e que já possuem renome nacional. No Jambu, queremos dar oportunidade para quem ainda não foi integrado a essa agenda cultural mais tradicional. Queremos estimular novas descobertas sobre a cultura local”, explica ela.

VÍDEO: Policial salva bebê que se engasgou no Conjunto Maguari, em Belém.


Em seu segundo ano sendo realizado presencialmente, o festival amplia sua lista de atrações com mais de 20 nomes, incluindo Gielly Lima e Jotta C, selecionados no Aposta Jambu - concurso cultural realizado pelo Festival que visa impulsionar a carreira de cantores iniciantes da região amazônica.

“Quando eu soube que eu fui selecionada, eu fiquei surpresa, feliz, mas eu confesso que eu fiquei bem mais… Como eu posso dizer? Sabe quando a gente está prestes a correr e está no ponto de largada, esperando cortarem o fio e dizerem ‘já’ pra você correr? Essa é a sensação que eu tive. Então foi mais uma questão de eu me sentir muito mais responsável. Eu espero muito que a música que eu transmito possa se conectar com as pessoas. Esse é o meu objetivo”, comenta Gielly Lima, vencedora do Aposta Jambu. 

Uma das novidades da edição 2023 é o novo palco do Jambu Live. Realizado no ano passado no Campus Guamá da UFPA, este ano o Festival será no Memorial dos Povos, no bairro de Nazaré, em Belém. O novo espaço é fruto da parceria entre o Jambu e a Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), apoiadora do Festival. 

"Vamos receber no Memorial dos Povos este evento com muito prazer, oportunizando o acesso da população de Belém à arte e cultura, que é uma de nossas missões. O projeto tem alcançado uma receptividade muito grande na cidade, e agora que sai da plataforma digital e se torna um evento presencial, temos a honra de sedia”, diz Inês Silveira, presidente da FUMBEL.

Mostra Amazônia Multitelas - Além da programação musical, outro destaque fica para a Mostra Amazônia Multitelas, com a exibição de curtas e produções audiovisuais de fazedores e fazedoras de cultura locais. A curadoria das obras a serem exibidas fica por conta da organização do evento e reúne filmes, em seus diversos formatos, que discutem a realidade e as vivências da Amazônia. A Mostra ocorre no dia 23 de novembro, às 18h, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.

Circuito Jambu Multicultural - O Festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo, Lo Slow 360,  Fumbel e Prefeitura de Belém, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

A programação completa do Festival Jambu Live 2023, incluindo horários e novidades podem ser acompanhadas nas redes do Festival em @jambulive.

Serviço 
Jambu Live 2023
Data: De 24 a 26 de novembro.
Local: Memorial dos Povos, na Av. Gov. José Malcher, 257. Bairro Nazaré.
Entrada: Gratuita.
Mais informações: @jambulive.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp