20/11/2023 às 09h27min - Atualizada em 20/11/2023 às 09h27min

Javier Milei é eleito presidente da Argentina com 55,95%

Javier Milei tomará posse em 10 de dezembro.

Da redação

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução
Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, venceu a eleição para a Presidência da Argentina, realizada neste domingo, 19.

Com 89,98% das urnas apuradas, Milei tem 55,89% dos votos, contra 44,10% de Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista. A vitória foi de virada, já que no primeiro turno Milei ficou em segundo lugar.

VÍDEO: Imagens de câmeras de segurança mostram momento em que carro capota no bairro do Marco em Belém


Milei tomará posse em dezembro para 4 anos de mandato. 

Corrida presidencial - A partir de 2018, a ascensão de Milei surgiu nos principais meios de comunicação argentinos, com a divulgação de seu discurso “liberal libertário”, como costuma chamar.

O grande salto em sua carreira política veio em 2020, quando anunciou sua candidatura à Presidência nas eleições de 2023.

Esse passo abriu caminho para que sua coligação, La Libertad Avanza, conquistasse duas cadeiras na Câmara dos Deputados no ano seguinte, ocupados por ele e por sua candidata à vice-presidência, Victoria Villarruel.

Suas principais propostas de campanha são a dolarização da economia argentina em etapas, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.

No plano trabalhista, ele propõe o fim das verbas rescisórias para reduzir os custos trabalhistas, mas duas das propostas que mais geraram polêmica encontram-se na esfera de segurança: a desregulamentação do porte de armas e a militarização das prisões.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp