10/11/2023 às 12h59min - Atualizada em 10/11/2023 às 13h00min

Enem 2023: Confira as principais dicas para o segundo dia de prova

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 será realizado neste domingo, 12.

Carlos Yury

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será realizado nesse domingo, 12, e os candidatos vão resolver questões de ciências da natureza e matemática. Confira algumas dicas valiosas para te ajudar a fazer uma boa prova.

Com mais de 200 mil participantes inscritos Enem 2023, o Pará, mais uma vez, concentra o maior número de inscritos da região norte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, são 229.181 candidatos distribuídos em 614 locais de aplicação das provas. O número representa 5,8% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.

Confira a progamação da sexta edição do “Uma Noite no Museu” acontece nesta sexta-feira em Belém


Dicas para a prova de Matemática
  • – Saiba as propriedades básicas da matemática
  • – Saiba a TABUADA, os QUADRADOS PERFEITOS, MMC, MDC, FRAÇÃO, DIVISÃO, REGRAS DE DIVISIBILIDADE. Para desenvolver os procedimentos você pode utilizar vários desses conceitos em uma mesma questão.
  • – Ganhe tempo com cálculos rápidos e em questões mais fáceis
  • – Utilize técnicas de cálculo mental. A rapidez nos cálculos ajuda a economizar tempo. Caso você não tenha a habilidade de fazer cálculos mentais, organize seu raciocínio no rascunho.
  • – Outra dica é começar pelas questões que você tem mais facilidade. Quando você não souber resolver uma questão, não gaste seu tempo nela, pule e marque-a para resolver depois.

Dicas para a prova de Biologia
  • – Entre as distribuições aproximadas dos assuntos de biologia mais cobrados no Enem estão:
  • – Ecologia 30%: ciclos biogeoquímicos, impactos ambientais e preservação, Relações ecológicas e níveis tróficos.
  • – Citologia 15%: membrana plasmática, fisiologia celular, divisões celulares.
  • – Genética: 15%: engenharia genética (biotecnologia), genética molecular, grupos sanguíneos.
  • – Fisiologia 15%: sistema imunológico (imunização e vacina), sistema circulatório, sistema excretor, sistema digestório.

Dicas para a prova de Física
  • – É importante ir para a prova com fórmulas de cinemática escalar, eletrodinâmica e calorimetria.
  • – Para aqueles que não são de exatas, a dica é tentar compreender os conceitos e, principalmente, aplicações em situações cotidianas, percebendo de forma mais concreta a Física no seu dia a dia.
Por exemplo: entender que usamos roupas ou cobertores mais grossos no inverno não por serem aquecedores, mas por diminuírem as trocas de calor entre nosso corpo e o ambiente.

Dicas para a prova de Química
  • – Tenha atenção especial ao comando das questões: Nem sempre o texto base irá fornecer somente as informações indispensáveis à resolução das mesmas. Comece uma questão buscando o comando.
  • – Em relação aos conceitos-chave, deve-se atentar para os: princípios da química orgânica, em especial classificação de cadeias, acidez e basicidade de compostos orgânicos, reações orgânicas e reações inorgânicas; Equilíbrio químico; Química ambiental; Métodos de separação de misturas; Cinética química; Cálculo estequiométrico e suas diversas aplicações dentro da química (como a termoquímica e cálculos relativos às soluções).
As fórmulas e cálculos mais comuns na prova de química do ENEM estão relacionados à estequiometria e problemas envolvendo cálculos de concentração de soluções.

Com informações da Exame

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp