O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será realizado nesse domingo, 12, e os candidatos vão resolver questões de ciências da natureza e matemática. Confira algumas dicas valiosas para te ajudar a fazer uma boa prova.
Com mais de 200 mil participantes inscritos Enem 2023, o Pará, mais uma vez, concentra o maior número de inscritos da região norte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, são 229.181 candidatos distribuídos em 614 locais de aplicação das provas. O número representa 5,8% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
– Saiba a TABUADA, os QUADRADOS PERFEITOS, MMC, MDC, FRAÇÃO, DIVISÃO, REGRAS DE DIVISIBILIDADE. Para desenvolver os procedimentos você pode utilizar vários desses conceitos em uma mesma questão.
– Ganhe tempo com cálculos rápidos e em questões mais fáceis
– Utilize técnicas de cálculo mental. A rapidez nos cálculos ajuda a economizar tempo. Caso você não tenha a habilidade de fazer cálculos mentais, organize seu raciocínio no rascunho.
– Outra dica é começar pelas questões que você tem mais facilidade. Quando você não souber resolver uma questão, não gaste seu tempo nela, pule e marque-a para resolver depois.
Dicas para a prova de Biologia
– Entre as distribuições aproximadas dos assuntos de biologia mais cobrados no Enem estão:
– Ecologia 30%: ciclos biogeoquímicos, impactos ambientais e preservação, Relações ecológicas e níveis tróficos.
– Genética: 15%: engenharia genética (biotecnologia), genética molecular, grupos sanguíneos.
– Fisiologia 15%: sistema imunológico (imunização e vacina), sistema circulatório, sistema excretor, sistema digestório.
Dicas para a prova de Física
– É importante ir para a prova com fórmulas de cinemática escalar, eletrodinâmica e calorimetria.
– Para aqueles que não são de exatas, a dica é tentar compreender os conceitos e, principalmente, aplicações em situações cotidianas, percebendo de forma mais concreta a Física no seu dia a dia.
Por exemplo: entender que usamos roupas ou cobertores mais grossos no inverno não por serem aquecedores, mas por diminuírem as trocas de calor entre nosso corpo e o ambiente.
Dicas para a prova de Química
– Tenha atenção especial ao comando das questões: Nem sempre o texto base irá fornecer somente as informações indispensáveis à resolução das mesmas. Comece uma questão buscando o comando.
– Em relação aos conceitos-chave, deve-se atentar para os: princípios da química orgânica, em especial classificação de cadeias, acidez e basicidade de compostos orgânicos, reações orgânicas e reações inorgânicas; Equilíbrio químico; Química ambiental; Métodos de separação de misturas; Cinética química; Cálculo estequiométrico e suas diversas aplicações dentro da química (como a termoquímica e cálculos relativos às soluções).
As fórmulas e cálculos mais comuns na prova de química do ENEM estão relacionados à estequiometria e problemas envolvendo cálculos de concentração de soluções.
Com informações da Exame
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.