10/06/2022 às 15h14min - Atualizada em 10/06/2022 às 15h14min

População LGBTI+ ganha aulão solidário, neste sábado (11), com foco no ENEM e com discussão sobre acesso à educação

A entrada pode ser trocada por um quilo de alimento não perecível que será doado para famílias LGBTI+

Redação
Com informações ONG Olivia

Público LGBTI+, que se prepara para Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), poderá participar de "Aulão Solidário" com foco no exame e no acesso à educação (Crédito: Rede Social).

 

O “Aulão ENEM com Orgulho” vai acontecer amanhã (11), às 8 horas, no espaço Aprendaki, localizado na Almirante Barroso, no bairro do Souza. O objetivo é apoiar pessoas LGBTI+ que estão se preparando para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas também reafirmar a importância de discutir a presença de pessoas LGBTI+ nos espaços de educação, como as universidades.

“As pessoas precisam entender que a transformação que nós queremos para a sociedade passa pela educação. Sem educação nós não caminharemos para lugar nenhum, e eu não estou falando apenas do respeito à população LGBTI+, mas de tudo”, afirma Marcos Melo, presidente da ONG Olivia que oferece apoio ao evento.

Em 2018, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou a 5º Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior. O estudo mostrou que pessoas trans representam apenas 0,2% dos estudantes nas universidades públicas. O baixo número representa a exclusão e o afastamento da educação que essa população ainda vivencia.

“Nós estamos em todos os lugares. É impossível olhar para algum lugar e não perceber que há uma mulher lésbica, um gay, bi, uma travesti, enfim, uma pessoa LGBTI+ ali. No entanto, nem todos os espaços são verdadeiramente plurais. Muitas pessoas ainda se sentem excluídas, invisibilizadas, e é urgente combatermos isso”, acrescenta Marcos. 

Por isso, o professor de história e coordenador do espaço Aprendaki, Edilon Coelho, afirma que o curso assume um compromisso com o respeito à pluralidade, pois reconhece que ainda há uma grande evasão de pessoas LGBTI+ na educação. “É fundamental olharmos para essa população e propormos ações efetivas de mudança. Quando pensamos o Aprendaki, nossa proposta foi criar um espaço onde todos se sentissem acolhidos, porque se a aluna ou aluno não se sente assim, ele não vai conseguir adquirir conhecimento”, explica.

ONG Olivia

A Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará, ONG Olivia, é uma ONG que atua na conscientização e mobilização da sociedade acerca dos direitos da população LGBTI+ no Pará. A instituição atua há mais de 7 anos em diversas vertentes como o combate à LGBTIFobia, garantia dos direitos humanos, saúde, educação, empregabilidade, entre outros. Atualmente, a Olivia tem Marcos Melo como presidente e Olivia Pethrova como vice-presidenta.

A ONG oferece diversos serviços como testagens e aconselhamento voltados para a população LGBTI+, atendimento psicológico gratuito para a população LGBTI+, rodas de conversa, debates, oficinas de capacitação e acompanhamento jurídico.

Serviço

Aulão ENEM com Orgulho

Data: Sábado (11/06)

Hora: 8h

Local: Aprendaki - Av. Almirante Barroso, 4373

A entrada pode ser trocada por alimentos não perecíveis.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp