23/10/2023 às 12h29min - Atualizada em 23/10/2023 às 12h30min

Pará e mais 14 estados têm duas semanas para começar a emitir a nova carteira de identidade

Documento contará apenas com o número do CPF como registro geral, valendo para todo o País.

Da redação

O Pará e mais 14 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal e São Paulo, têm até o dia 6 de novembro para iniciar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento não apresentará mais o RG (Registro Geral), adotando somente o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, válido em todo o território nacional.

Atualmente, a nova Carteira de Identidade Nacional já é emitida em 12 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A implementação começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul.

Guerra Israel x Hamas: mais de 6 mil pessoas morreram e número de feridos passa de 18 mil


Até o momento, foram registrados 2 milhões de novos documentos. No entanto, o governo federal estabeleceu o prazo de 6 de novembro para que todos os estados passem a expedir a CIN.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está colaborando com os estados que enfrentam mais desafios na integração desse processo. No Rio de Janeiro, por exemplo, a previsão é de que até 6 de novembro todos os postos de atendimento já estejam emitindo o novo documento.Em São Paulo, a emissão dos dois modelos (nova Carteira de Identidade Nacional e antigo RG) ocorrerá a partir da mesma data.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo assegurou que a Polícia Civil está trabalhando no desenvolvimento dos sistemas de integração com a Receita Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando cumprir o prazo estipulado.

Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal passarão a emitir exclusivamente o novo documento de identificação.

Com informações de O Liberal

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp