03/10/2023 às 14h08min - Atualizada em 03/10/2023 às 14h08min

Pará teve mais de 4.800 incêndios registrados por tempo seco, neste ano

Somente no mês de setembro, houveram 3.463 focos de queimadas no Pará.

Carlos Yury

Agência Brasil
A baixa umidade relativa do ar que vem sendo registrada em todo o Brasil, desde o início do ano, associada ao calor intenso, causa um alerta ao aumento das queimadas tanto na região urbana quanto rural.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, houve um aumento dos focos de queimadas no estado em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro de 2023 foram registrados 4809 incêndios, quanto que no mesmo período de 2022 foram 3728. Justamente em função da estiagem, que este ano iniciou mais cedo e se intensificou neste mês de agosto com a baixa umidade relativa do ar e o calor.

Ibama e Petrobras renovam licença para perfuração na Bacia Potiguar


Em todo o estado já foram registrados vários casos de incêndios, só no mês e setembro, a maioria em área de mata, e por conta das altas temperaturas. Só na penúltima semana de setembro, dois incêndios foram registrados em municípios paraenses, um em Canaã dos Carajás e outro em Cametá e, na segunda-feira, 25, outro incêndio foi registrado em uma área de mata no município de São Miguel do Guamá, nordeste paraense.

Os casos mais recentes foram registrados no bairro da Marambaia e no antigo lixão do Aurá. Ambos em vegetação seca.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, alertam sobre os risco de fazer fogo próximo de áreas de mata.

Focos de incêndio em setembro de 2022

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), através da Sala de Situação, responsável pelo monitoramento dos focos de queimadas e risco de incêndios florestais em todo o território paraense, identificou que de 01 a 11 de setembro, houveram 3.463 focos de queimadas no Pará.

Com informações de Agência Brasil.

COMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp