21/09/2023 às 09h28min - Atualizada em 21/09/2023 às 09h28min
Alerta vermelho: Pará está em grande perigo por causa do calor; entenda
O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”.
Carlos Yury - com informações de g1
Reprodução O Pará está entre os estados brasileiros que estão sob aviso de “grande perigo” após o aumento da intensidade da onda de calor e altas temperaturas que tem afetado o Brasil nos últimos dias. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira, 20. O alerta que significa um fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande probabilidade de danos e acidentes, com risco a vida humana.
A onda de calor começou na segunda-feira, 18, e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de subir ainda mais as temperaturas. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C. O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”.
Os avisos vermelhos são os mais graves e indicam risco de grandes danos, acidentes e preparação para medidas de emergência. Por isso, o INMET só emite alertas vermelhos em acordo com a Defesa Civil Nacional.
O alerta é válido até as 18h de domingo. De modo geral, o alerta, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.