09/08/2023 às 10h00min - Atualizada em 09/08/2023 às 10h15min

Barcarena: Justiça decreta data para julgamento de mineradora acusada de contaminar rio

No dia 27 de abril de 2009, uma bacia de depósito de rejeitos sólidos da Alunorte transbordou e gerou grande contaminação do meio ambiente, e poluição ao rio Murucupi, em Barcarena.

Carlos Yury - com informações de Justiça Federal

Pedrosa Neto/Amazônia Real
A Justiça Federal decretou a data para o julgamento da mineradora norueguesa acusada de contaminar rio em Barcarena, na região metropolitana de Belém, no Pará. Após longos 14 anos de espera, a Alunorte Alumina do Norte do Brasil S/A irá figurar como réu no julgamento para encontrar os culpados por contaminar e poluir a cidade paraense em 2009.

Silvinei Vasques, ex-PRF é preso por tentar sabotar eleições


Serão ouvidos representantes legais da mineradora, assim como testemunhas apontadas tanto pelo Ministério Público Federal (MPF) como pela Alunorte, na audiência. Serão julgados os crimes de infração ambiental, e também o ato de dificultar a ação fiscalizatória dos analistas ambientais da Ibama. O julgamento será no dia 4 de setembro, às 9h.

Relembre - No dia 27 de abril de 2009, uma bacia de depósito de rejeitos sólidos da Alunorte transbordou e gerou grande contaminação do meio ambiente, e poluição ao rio Murucupi, em Barcarena. No depósito ficava armazenado o material resultante do processo da extração de alumina da bauxita, conhecida vulgarmente como “lama vermelha”. À época, moradores locais relataram ter presenciado a mudança da cor do rio para o aspecto avermelhado, a morte de peixes, o aparecimento de espuma ao longo do curso do rio e o cheiro assemelhado ao de soda cáustica.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp