24/07/2023 às 11h37min - Atualizada em 24/07/2023 às 11h37min

​Receita Federal abre consultas ao terceiro lote de restituição do IRPF 2023, totalizando 7,5 bilhões de reais

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal.

Carlos Yury

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução / Internet
A partir de hoje, 24, os contribuintes brasileiros já podem verificar se foram contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, referente ao ano-base 2022. Neste lote, mais de 5,6 milhões de contribuintes receberão o crédito, que será realizado na segunda-feira da semana seguinte, no dia 31 de julho. O valor total a ser devolvido é expressivo, alcançando 7,5 bilhões de reais.

Deste montante, cerca de 5 bilhões de reais serão destinados aos contribuintes com prioridade. Isso inclui idosos, professores e pessoas com deficiência. Além desses grupos, também receberam prioridade aqueles que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Energia solar ganha espaço no Pará: lares e pequenas empresas adotam a tecnologia mesmo com tributação


É importante destacar que o terceiro lote abrange não apenas os contribuintes prioritários, mas também os não prioritários que entregaram suas declarações até o dia 23 de março. Além disso, este lote também inclui as restituições residuais de exercícios anteriores, contemplando um maior número de pessoas.

Para saber se o nome consta na lista de restituições, basta acessar a página oficial da Receita Federal na internet: www.gov.br/receitafederal. Adicionalmente, a Receita disponibiliza um aplicativo para consulta direta sobre a liberação das restituições e a situação cadastral dos contribuintes.

Caso seja identificada alguma pendência ou erro nas informações, os contribuintes têm a possibilidade de retificar a declaração para correção dos dados.

No entanto, é importante ressaltar que, caso ocorra algum problema no crédito, como uma conta bancária desativada, o valor da restituição ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse período, o contribuinte precisará realizar uma requisição através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Com a liberação do terceiro lote de restituição do IRPF 2023, muitos brasileiros aguardam ansiosamente a devolução de parte do imposto pago. Portanto, é essencial que os contribuintes verifiquem seus dados e as informações bancárias fornecidas, garantindo que o processo ocorra sem contratempos e que o dinheiro chegue corretamente às mãos daqueles que têm direito.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp