22/07/2023 às 08h25min - Atualizada em 22/07/2023 às 08h25min
Prefeitura de Belém e Governo do Pará discutem construção de novo aterro sanitário
A área deve cumprir a função do Aterro Sanitário de Marituba, que deixará de receber o lixo da Região Metropolitana a partir do dia 31 de agosto.
Carlos Yury - com informações de O Liberal
Reprodução De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Belém nesta sexta-feira (21), afirma que um acordo operacional foi fechado com o Governo do Pará visando a construção de um novo aterro sanitário. No novo comunicado, a gestão municipal esclarece: "Desde o início de junho de 2023, a Prefeitura vem tratando com o governo do Estado para construir um novo Aterro Sanitário".
A área deve cumprir a função do Aterro Sanitário de Marituba, que deixará de receber o lixo da Região Metropolitana a partir do dia 31 de agosto deste ano, segundo prazo determinado por decisão judicial.
De acordo com a gestão municipal, um novo modelo de tratamento de resíduos sólidos está sendo discutindo junto ao estado. A prefeitura não informou, porém, onde o novo aterro será construído, qual o prazo de entrega e para onde o lixo será destinado a partir do dia 1º de setembro.
O prefeito Edmilson Rodrigues já havia anunciado que um contrato deve ser firmado em agosto para implementar o novo sistema de limpeza da cidade. A prefeitura também disse que faria a contratação de uma empresa de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, na modalidade de concessão administrativa. O prazo para a licitação encerra no dia 31 de julho, e Edmilson Rodrigues afirmou que, já em agosto, deve ser assinado o contrato com a empresa.
A limpeza da cidade está entre as ações de preparação da Prefeitura de Belém para receber a 30ª edição da Conferência das Partes (COP) em 2025.
Confira a nota:
Há mais de uma década, a cidade de Belém sofre com um modelo atrasado, que não conta sequer com um aterro sanitário definitivo. Desde o início de junho de 2023, a Prefeitura vem tratando com o governo do Estado para construir um novo Aterro Sanitário e também um novo modelo de tratamento de resíduos sólidos.
A Prefeitura de Belém realizou consulta pública como uma ferramenta legítima, para que a população desse contribuições para o edital específico para coleta e limpeza, lançado em junho este ano e que visa modernizar a gestão de recolhimento, limpeza e destinação final dos resíduos sólidos na cidade.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.