15/07/2023 às 09h07min - Atualizada em 15/07/2023 às 09h07min

Tribunal da Justiça do Pará realiza doação de mais de 2.500 equipamentos de informática

Solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 13, no Salão Nobre do TJPA; confira os lociais e horários de entrega

Redação - com informações de TJPA

Jornal Pará Publicidade 790x90

Coordenadoria de Imprensa
 
O Poder Judiciário do Pará realizou a entrega simbólica de 2.506 equipamentos de informática a 28 instituições governamentais e não-governamentais nesta quinta-feira, 13, durante solenidade realizada pela presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), no Salão Nobre do prédio-sede do TJPA, que teve participação de representantes das intituições beneficiadas.
 
Na ocasião, a presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, explicou que os 2.506 equipamentos fizeram parte do parque tecnológico do Poder Judiciário do Pará e foram substituídos por notebooks na gestão 2021-2023 do TJPA no processo de modernização do parque tecnológico. Os equipamentos doados serão recolhidos pelas próprias entidades no prédio-sede do TJPA entre 17 e 26 de julho.

Fim do programa de escolas cívico-militares não deve afetar unidade de Santarém; entenda

 
“Vamos fazer doações a todas as instituições que precisam, todas as instituições que levam à sociedade um trabalho. Recebemos o pedido, damos andamento e doamos os computadores. Isto traz uma felicidade muito grande, não somente enquanto gestora, mas enquanto pessoa, que entende que uma instituição como o Poder Judiciário não somente administra a justiça através de processos. O Judiciário deve estar junto à sociedade”, disse . A presidente ainda agradeceu a atuação da equipe da Divisão de Bens Patrimoniais, ligada à Secretaria de Administração, na execução da doação.
 
O secretário de Administração do TJPA, Vicente Marques, reforçou o caráter social que o Judiciário assume ao realizar a ação.“A doação realizada no dia de hoje, de álcool e de computadores, revela que o Poder Judiciário não realiza somente sua função jurisdicional prevista na Constituição. Há toda uma função social relevante perante a sociedade por meio das ações sociais. Por trás das máquinas doadas, existem muitas vidas que serão transformadas. A sociedade será atingida, melhorada e evoluída. Na gestão 2023-2025, adotamos essas ações para que a sociedade seja recepcionada e acolhida pelo Poder Judiciário. É o Judiciário de portas abertas, não de portas fechadas”, disse.
 
O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, considerou a doação um gesto importante da parte do TJPA. “O Tribunal não é um espaço isolado, tem relacionamento com a sociedade, este ir e vir de homens, mulheres, de ideias, de participação, que significam muito em uma sociedade que quer envolver a todos para que todos tenham seu lugar. Agradeço pelo fato de sua administração tomar tal iniciativa”, afirmou. O representante do Grupo Social Inovação Gileade, Ricardo Gimenez, também fez um agradecimento em nome das instituições beneficiadas.
 
O dispositivo de honra da solenidade foi formado pelo desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto; pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa; pelo juiz auxiliar da presidência do TJPA, Silvio César dos Santos Maria, pela juíza auxiliar da presidência do TJPA, Antonieta Ferrari Mileo; pelo juiz auxiliar da presidência do TJPA, Charles Menezes Barros; e pelo secretário de Administração do TJPA, Vicente Marques. O secretário adjunto de Administração, Fábio Wanderley, também acompanhou os trabalhos.
 
Doações - Com a doação, o TJPA busca promover a responsabilidade socioambiental do Poder Judiciário do Pará, com a destinação adequada para reutilização de equipamentos eletrônicos, proporcionando assim um ciclo de vida mais longo aos equipamentos.
 
A destinação dos equipamentos de informática ganhará nova utilidade em instituições governamentais e não-governamentais, fortalecendo o compromisso do TJPA na efetivação de um judiciário promotor da pacificação social com redução do impacto de suas atividades, contribuindo para o desempenho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 10 e 12.
 
As doações atendem à Resolução do CNJ nº. 400/2021, demonstrando a logística sustentável adotada pelo TJPA, em um processo coordenado do fluxo de materiais, do fornecimento ao desfazimento, considerando o ambientalmente correto, o socialmente justo e o desenvolvimento econômico equilibrado, em consonância com a Agenda 2030, que estabelece os objetivos do desenvolvimento sustentável.
 
Confira a agenda da entrega de equipamentos às instituições beneficiadas com os 2.506 equipamentos de informática:
 
1 Escola Albanízia de Oliveira Lima, na segunda-feira dia 17, às 10h;
 
2 Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria – SEAP, na segunda-feira dia 17, às 14h;
 
3 Arquidiocese de Belém, na terça-feira dia 18, às 10h;
 
4 Escola Comunitária Ursinho Carinhoso, na terça-feira,  dia 18, às 14h;
 
5 Igreja de Cristo, na quarta-feira dia 19, às 9h;
 
6 Igreja Batista do Telégrafo, na quarta-feira dia 19, às 10h30;
 
7 Fundação Acolher, na quarta-feira dia 19, às 13h;
 
8 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, na quarta-feira dia 19, às 14h;
 
9 Creche Escola Iris Crianças aos olhos de Deus, na quarta-feira dia 19, às 15h;
 
10 Instituto Unidos Venceremos – SUVEN, na quinta-feira dia 20, às 9h;
 
11 Fundação Maria Perpétua, na quinta-feira dia 20, às 10h;
 
12 Escola Yolanda Martins e Silva, na quinta-feira dia 20, às 10h30;
 
13 Casa da Criança Santa Inês, na quinta-feira dia 20, às 11h00;
 
14 Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social de Santa Izabel  - SEMTEPS, na quinta-feira dia 20, às 11h30;
 
15 Hospital Divina Providência João Pilotti, na quinta-feira dia 20, às 14h;
 
16 Paróquia João Paulo II, na segunda-feira dia 24, às 9h;
 
17 Associação Amigos da Terra Firme, na segunda-feira dia 24, às 10h;
 
18 Rede Salesiano de Ananindeua, na segunda-feira dia 24, às 13h;
 
19 Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio dr. Freitas, na segunda-feira dia 24, às 14h30;
 
20 Associação Mais Danilo Derlon da Silva Guedes terça-feira, dia 25, às 9h;
 
21 Escola Estadual D. Pedro II, na terça-feira, dia 25, 10h30;
 
22 Instituto Cultural Amazônico Berço da Liberdade – ICABEL, na terça-feira,  dia 25, às 14h;
 
23 APAE de Abaetetuba Valdiney Silva de Carvalho, na quarta-feira dia 26, às 9h;
 
24 Instituto Social Maná de Deus, na quarta-feira dia 26, 10h30;
 
25 Ong Morada Nossa, na quarta-feira dia 26, às 14h;
 
26 Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulino de Brito, na quarta-feira  dia 26, às 15h;
 
27 Escola Estadual de Ensino Fundamental - Prof. Anesia, na quarta-feira, 26, às 15h30.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp