12/06/2023 às 13h46min - Atualizada em 12/06/2023 às 13h46min
MPPA promove evento alusivo ao Mês do Meio Ambiente e descarte consciente
Confira lista do que pode ser descartado.
Carlos Yury - com informações do CAO Ambiental
Freepik No próximo dia 16 de junho, das 8h às 13h, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizará um evento especial em comemoração ao Mês mundialmente dedicado ao Meio Ambiente. Por meio do Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) e do Programa MP Sustentável, coordenados pelo Promotor de Justiça José Godofredo Pires dos Santos, a instituição busca sensibilizar servidores, terceirizados e a comunidade em geral sobre a importância da preservação dos recursos naturais e dos problemas ambientais que enfrentamos atualmente. O encontro ocorrerá no auditório Fabrício Ramos Couto na Rua João Diogo 52, em Belém, e contará com uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental e à promoção da sustentabilidade.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas e comemorado anualmente em 05 de junho, serve como um alerta de que todos têm responsabilidade na proteção do meio ambiente. Nesse sentido, o Ministério Público do Estado do Pará, em consonância com sua missão constitucional de defender os direitos difusos, em especial o ambiente ecologicamente saudável, busca desenvolver ações e iniciativas internas visando a sustentabilidade. Por esta razão, haverá uma reunião da Comissão de Gestão Ambiental do Programa MP Sustentável e, posteriormente, assinatura da Portaria de restrição ao uso de descartáveis pelo Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. Durante o evento, diversas atividades serão oferecidas aos participantes, visando promover a conscientização ambiental e estimular práticas sustentáveis. Uma feira de produtos orgânicos provenientes de agricultura familiar estará disponível, das 8h às 13h, permitindo que os interessados adquiram alimentos saudáveis e cultivados de maneira sustentável.
Além disso, destaca-se a ação de Descarte Consciente, com entrega de Copo Sustentável a membros e servidores fizerem doação de materiais eletroeletrônicos. Confira lista do que pode ser descartado e as regras para recebimento do brinde:
Será doado o máximo de 01 (um) copo por participante (membros e servidores) que descartar materiais eletroeletrônicos. Confira a lista completa de materiais aceitos para doação.
A quantidade mínima a ser entregue, para recebimento de 01 copo, será de:
- Ao menos 01 equipamento grande, como CPU, notebook, impressora, monitor, TV, videogame, micro-ondas, televisão, liquidificador e similares;
- Ao menos 05 (cinco) periféricos ou acessórios pequenos, como mouse, gravador de CD/DVD, teclado, celular antigo, tablet, fios conectores e similares.
O Promotor de Justiça José Godofredo Pires dos Santos ressalta a importância da iniciativa: "O Ministério Público brasileiro é o responsável constitucionalmente pela defesa do meio ambiente. Neste sentido, nós devemos nos preocupar com as questões internas, para darmos o exemplo das ações desenvolvidas pelo Ministério Público quanto à sustentabilidade, a fim de que a sociedade perceba que nós fazemos o trabalho interno, juntamente com a cobrança de outros órgãos e instituições".
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.