12/06/2023 às 09h06min - Atualizada em 12/06/2023 às 09h06min

Santarém: surto de pneumonia atinge crianças

Entre os tipos de pneumonia, o mais frequente é o de pneumonia viral, O levantamento foi feito pelo HRBA.

Carlos Yury - com informações de Ascom HRBA

Divulgação
De acordo com informações do Hospital Regional do Baixo Amazonas, referência para casos de média e alta complexidade, há quase dois meses, a cidade de Santarém vive um surto de pneumonia.

Os médicos pneumologistas da regiao perceberam que a doença tem acometido, em sua maioria crianças.

Em maio, 8 crianças foram internadas em estado grave e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acolheu cinco crianças diagnosticadas com a doença, ocupando quase metade dos leitos disponíveis. Devido à alta demanda, especialistas estão chamando a atenção da população para medidas preventivas. 

“A pneumonia pode se desenvolver como uma complicação de infecções virais ou a criança pode apresentar pneumonia aguda bacteriana. Nos últimos meses, temos recebido muitos pacientes com menos de seis anos vindos de outros hospitais, com indicação de cirurgia. Isso ocorre devido à necrose pulmonar, que pode evoluir para uma fístula, em alguns casos, resultando em uma série de problemas difíceis de tratar”, complementa Daniel Calçado, pediatra do HRBA.

 

Esquadrão desativa artefato explosivo no aeroporto de Belém



Até o mês de junho, a ocupação foi de 48% dos pacientes com casos graves de pneumonia. De Janeiro a Abril de 2023, a UTI pediátrica atendeu um total de 47 pacientes. 22% apresentavam transtornos pulmonares e pneumonia. Entre os tipos de pneumonia, o mais frequente é o de pneumonia viral, O levantamento foi feito pelo HRBA.

O Regional do Baixo Amazonas tem recebido várias solicitações de transferência para realizar tratamentos referentes à pneumonia em crianças. Os casos estão em alta na região.  Em fevereiro, uma criança de apenas um ano e três meses morreu na em decorrência do agravamento do quadro respiratório.

Dados globais – De acordo com a ONU, cerca de 6,3 milhões de crianças com menos de 5 anos correm o risco de falecer devido à pneumonia entre 2020 e 2030, considerando as tendências atuais. Os números divulgados pelo UNICEF destacam a gravidade dessa doença. A cada ano, aproximadamente 4,2 milhões de crianças sofrem com pneumonia grave, resultando em mais de 800 mil óbitos de crianças menores de 5 anos. Esses números superam as estatísticas de mortes causadas por malária, sarampo e diarreia combinadas.

Serviço – O HRBA, administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Sespa, oferece serviços inteiramente referenciados, atendendo às demandas originadas pela Central de Regulação do Estado. A unidade está localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, a aproximadamente 700 km de distância de Belém.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp