12/06/2023 às 09h06min - Atualizada em 12/06/2023 às 09h06min
Santarém: surto de pneumonia atinge crianças
Entre os tipos de pneumonia, o mais frequente é o de pneumonia viral, O levantamento foi feito pelo HRBA.
Carlos Yury - com informações de Ascom HRBA
Divulgação De acordo com informações do Hospital Regional do Baixo Amazonas, referência para casos de média e alta complexidade, há quase dois meses, a cidade de Santarém vive um surto de pneumonia.
Os médicos pneumologistas da regiao perceberam que a doença tem acometido, em sua maioria crianças.
Em maio, 8 crianças foram internadas em estado grave e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acolheu cinco crianças diagnosticadas com a doença, ocupando quase metade dos leitos disponíveis. Devido à alta demanda, especialistas estão chamando a atenção da população para medidas preventivas.
“A pneumonia pode se desenvolver como uma complicação de infecções virais ou a criança pode apresentar pneumonia aguda bacteriana. Nos últimos meses, temos recebido muitos pacientes com menos de seis anos vindos de outros hospitais, com indicação de cirurgia. Isso ocorre devido à necrose pulmonar, que pode evoluir para uma fístula, em alguns casos, resultando em uma série de problemas difíceis de tratar”, complementa Daniel Calçado, pediatra do HRBA. Até o mês de junho, a ocupação foi de 48% dos pacientes com casos graves de pneumonia. De Janeiro a Abril de 2023, a UTI pediátrica atendeu um total de 47 pacientes. 22% apresentavam transtornos pulmonares e pneumonia. Entre os tipos de pneumonia, o mais frequente é o de pneumonia viral, O levantamento foi feito pelo HRBA.
O Regional do Baixo Amazonas tem recebido várias solicitações de transferência para realizar tratamentos referentes à pneumonia em crianças. Os casos estão em alta na região. Em fevereiro, uma criança de apenas um ano e três meses morreu na em decorrência do agravamento do quadro respiratório.
Dados globais – De acordo com a ONU, cerca de 6,3 milhões de crianças com menos de 5 anos correm o risco de falecer devido à pneumonia entre 2020 e 2030, considerando as tendências atuais. Os números divulgados pelo UNICEF destacam a gravidade dessa doença. A cada ano, aproximadamente 4,2 milhões de crianças sofrem com pneumonia grave, resultando em mais de 800 mil óbitos de crianças menores de 5 anos. Esses números superam as estatísticas de mortes causadas por malária, sarampo e diarreia combinadas.
Serviço – O HRBA, administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Sespa, oferece serviços inteiramente referenciados, atendendo às demandas originadas pela Central de Regulação do Estado. A unidade está localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, a aproximadamente 700 km de distância de Belém. ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.