18/05/2023 às 11h55min - Atualizada em 18/05/2023 às 11h55min

Reta final: 14 milhões ainda não declararam o Imposto de Renda

Confira tudo o que você precisa saber para declarar o IR até o dia 31/05

Carlos Yury

Serpro

Cerca de 40% dos contribuintes (ou 14,1 milhões) ainda não enviaram suas declarações de Imposto de Renda à Receita Federal, de acordo com dados do Fisco compilados até as 9h30 da terça-feira (16).

 

Cobrado anualmente, o Imposto de Renda é uma declaração exigida pela Receita Federal, na qual é relatada a renda obtida por indivíduos e empresas. Se você ainda não declarou a sua, é melhor se apressar: o prazo termina no dia 31 de maio.

 

Existem vantagens para quem faz a declaração do Imposto de Renda com antecedência, como afirma o contador Leonardo Lima, “o primeiro ponto é esclarecer que, ao contrário do que muitos pensam, a declaração não é para efetuar apenas o pagamento do imposto. E, sim, uma forma de calcular quanto cada pessoa efetivamente deveria pagar de imposto durante o ano e, quando for o caso, restituir o imposto, pago a maior durante o ano”.

 

Confira algumas vantagens em declarar o imposto de renda antecipadamente:

 

(Caso de restituição): possibilidade de recuperar o dinheiro nos primeiros lotes de restituição (esse ano começa em 31/05).

 

(Caso de pagamento de imposto): Planejamento para quitar o débito e não correr riscos de pagamento de juros e multa. Caso você deixe para entregar no final do prazo (31/05), o vencimento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagamento do imposto, também é no dia 31/05.

 

Em seu terceiro ano de declaração do Imposto de Renda, o analista de comunicação Eduardo Monteiro confessa que é uma ação marcada no seu calendário. "Busco fazê-lo com antecedência para garantir o recebimento da restituição já nos primeiros lotes. Apesar de já saber como funciona, prefiro contar com o apoio de um profissional para realizar a declaração de forma correta. Assim fico mais seguro e sem a preocupação de cair na malha fina. Esse ano, optei por receber a restituição via PIX e estou ansioso".

 

Tribunal de Contas dos Municípios do Pará recomenda reprovação de contas da Prefeitura de São Domingos do Araguaia

 

Novidade neste ano - Em 2023, a Receita Federal anunciou novidades para a declaração. O contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida, (disponível somente para os usuários em dia com a Receita), terá prioridade no pagamento dos lotes de restituição via PIX.

 

A declaração pré-preenchida é uma forma de iniciar a declaração de imposto de renda com o gov.br, selecionando os dados do contribuinte diretamente da receita federal e informações que estão declaradas no CPF do contribuinte (receita, despesas, rendimentos bancários, etc).

 

Apesar da novidade, fica o alerta, “é uma novidade que irá favorecer os contribuintes, mas é preciso ter muita atenção, pois às vezes o sistema puxa dados que não devem estar na declaração ou com valores indevidos. Orientamos sempre procurar um profissional para ter mais segurança e menos preocupação”, pontua o contador Leonardo Lima.

 

Prejuízo na falta de entrega de declaração:

 

Além de multa de 1% ao mês sobre o valor devido no ano, quem não declara o IR fica sujeito a ter o CPF "pendente de regularização", além de ficar sujeito a dificuldades na hora de tirar ou renovar passaporte, participar de programas sociais e conseguir empréstimos bancários.

 

“A receita federal pode realizar intimações, bloquear o CPF, bloquear as contas bancárias, além de efetuar o pagamento da multa por atraso de declaração (valor da multa é 1% sobre o valor do débito, com o mínimo de R$ 165,74), então é importante que o contribuinte faça sua declaração, quanto antes melhor”, afirma Leonardo Lima.

 

Até quando posso declarar?

 

O prazo para declarar o seu Imposto de Renda só vai até o dia 31 de Maio, fique atento para não pagar multa e demais punições.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp