Camarão, peixe frito, charque e farinha d’água: uma combinação que faz todo sentido para o paraense. E é exatamente o tipo de refeição que transformou o açaí transformou o açaí em um dos alimentos mais importantes da região Norte do Brasil. O açaí com farinha de mandioca é o arroz e feijão do Norte. Juntos, esses dois alimentos fornecem a base de nutrientes necessários para aguentar o dia: carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas.
95% de todo o açaí consumido no mundo vem do Estado do Pará. A cidade que mais produz açaí no mundo é Igarapé-Miri, no interior do Pará, responsável por mais de 20% da produção.
Uma árvore de açaí é como uma mina de ouro. Com pouquíssimo esforço, você tem acesso a uma fonte de energia constante e extremamente versátil. Era assim para os índios caçadores-coletores há mil anos. E segue assim hoje – principalmente para quem tem pouco dinheiro. 60% das famílias que recebem até um salário mínimo no Pará consomem açaí todos os dias. Batido ou amassado no pilão até formar uma pasta, o açaí serve de prato principal, de suco e de sobremesa.
GRANOLA E GUARANÁ - Como foi, então, que o açaí ganhou outra cara – e um significado totalmente diferente – no restante do Brasil e do mundo? Ele invadiu os quiosques de praia e as sorveterias, os supermercados, shoppings, e depois, as academias. Para onde quer que você olhe, tem açaí. Mas, para conquistar o planeta, o açaí tradicional precisou passar por uma repaginada profunda.
No resto do Brasil, é bem provável que você nunca tenha se deparado com a oportunidade de escolher um açaí popular ou especial. Isso porque o que você toma no quiosque não é exatamente açaí. O que vende-se fora da região Norte normalmente é o mix, uma mistura feita industrialmente que contém açaí – mas também um monte de outras coisas. É como se você tomasse um sorvete de morango e achasse que está que está comendo a fruta pura.
DOMINAÇÃO MUNDIAL - Hoje, mais de um milhão de toneladas de açaí é produzido por ano, e 95% disso vem do Pará. O consumo local continua gigante – 60% do açaí do mundo é consumido no Pará, mas 30% é consumido pelo restante do País, e 10% vai para exportação. 77% do açaí que é exportado tem como destino os Estados Unidos.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.