18/03/2023 às 21h00min - Atualizada em 18/03/2023 às 19h40min

UEPA abre inscrições para Pós-Graduação em Educação

Jornal Pará
Com informações da Agência Pará

Jornal Pará Publicidade 790x90

Naylana Thiely/Ascom Uepa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) está com inscrições abertas para seleção ao mestrado e doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de abril, e as taxas são R$ 100,00 e R$150,00 para mestrado e doutorado, respectivamente. Interessados podem se inscrever pelo site da instituição

 

Para o curso de mestrado serão ofertadas 30 vagas, sendo 15 para cada uma das linhas de pesquisa do curso: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar, no formulário, o eixo para o qual deseja concorrer. 

 

Já na seleção ao doutorado, a oferta é de 17 vagas para linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, que visa a produção de teses a partir da investigação de temas do contexto cultural brasileiro e amazônico, como saberes, representações, imaginários, culturas, conhecimento e poder, que perpassam pela formação docente e práticas educativas escolares e sociais. Os eixos temáticos da linha são: História da Educação na Amazônia; Saberes, Linguagens, Culturas e Educação Inclusiva na Amazônia; Formação, Cultura, Saberes e Práticas Pedagógicas. 

 

Em ambos os processos, além das vagas públicas, há vagas institucionais e de ação afirmativa para PcD, negro(a), indígena, quilombola e trans, que devem cumprir critérios e documentações específicas. As vagas institucionais destinam-se a professores e funcionários técnico-administrativos do quadro efetivo da carreira da Universidade do Estado do Pará que tenham estabilidade no serviço público. 

 

Os candidatos à vaga institucional devem anexar, no ato da inscrição, ficha funcional expedida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Uepa, que comprove a situação de docente ou de técnico-administrativo efetivo. Caso não sejam preenchidas as vagas institucionais, elas serão realocadas como vagas abertas a não servidores.

 

Os candidatos à vaga PcD devem anexar, no ato da inscrição, a cópia do laudo médico que comprove a sua condição de deficiência permanente. As vagas reservadas e não preenchidas para as ações afirmativas, seja por não atender critérios, não homologação de inscrições ou reprovação, retornarão para as vagas de ampla concorrência.

 

O processo seletivo terá quatro etapas: prova escrita subjetiva, elaboração de proposta de pesquisa (para a seleção de mestrado) e de Projeto de Tese, para o processo seletivo de doutorado, entrevista e avaliação de currículo. Segundo os cronogramas de cada processo, a realização da prova escrita para o mestrado será no dia 11 de maio e a prova escrita da seleção para o doutorado está prevista para o dia 5 de maio.

 

A primeira fase, de caráter eliminatório das seleções, constará de uma prova escrita subjetiva, do tipo argumentativo, realizada pela internet. A segunda fase, também de caráter eliminatório, constará da avaliação da proposta de pesquisa e a terceira fase eliminatória, será a entrevista realizada por meio do Google Meet. A quarta fase, também eliminatória, será a avaliação do Currículo Lattes do candidato.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp