23/02/2023 às 19h00min - Atualizada em 23/02/2023 às 18h32min

FAB fechará espaço aéreo Yanomami em abril

Rafael Miyake
Com informações da Agência Brasil

Fernando Frazão/Agência Brasil

No dia 6 de abril, o espaço aéreo do Território Indígena Yanomami será fechado pela Força Aérea Brasileira (FAB). A ideia é desestimular o garimpo e impedir que voos encabeçados por garimpeiros cheguem ao território. 

 

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, houve uma redução significativa do garimpo ilegal na região, com voos encabeçados por garimpeiros sendo reduzidos a praticamente zero, em alguns casos.

 

"Como há ainda duas ou três áreas em que as pessoas estão insistindo [em ficar], nessa nova fase vai haver o fechamento do corredor, no que se refere ao tráfego aéreo. E nós vamos agora, já na próxima semana, intensificar prisões das pessoas que estão, infelizmente, descumprindo a lei e fazendo garimpo no território yanomami", disse.

 

Ele e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também anunciaram que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar uma espécie de censo no território yanomami para identificar e coletar dados.

 

A situação crítica dos povos Yanomami se iniciou com o afrouxamento das restrições ao garimpo, em 2019. A população se encontrava em estado de desnutrição severa e intoxicação quando grupos do ministério da Saúde chegaram ao local, no início do ano. Ao menos 99 crianças Yanomami morreram em 2022 por conta do avanço do garimpo na região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp