A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) publicou, nesta quarta-feira (01), os editais de processos seletivos especiais para indígenas e quilombolas. Serão disponibilizadas 192 vagas, sendo 96 para indígenas e 96 para quilombolas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 06 e 26 de fevereiro, online.
Na inscrição, os candidatos devem preencher uma declaração de autorreconhecimento e anexar os documentos solicitados em cada edital, nos formatos BMP, JPEG, PNG ou PDF. Além disso, devem ser informadas as quatro opções de curso (uma principal e mais três), e a necessidade ou não de apoio logístico para realização das provas online.
O resultado preliminar das inscrições será divulgado no dia 03 de março, e o resultado final no dia 13, após recursos. Não poderão participar da seleção indígenas e quilombolas que possuem curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), além de discentes regularmente matriculados na Ufopa que ingressaram por meio de processos seletivos especiais. Os candidatos vinculados a outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas, deverão apresentar documento de desvínculo no ato da habilitação na Ufopa, sob risco de perda de vaga.
No processo especial para candidatos indígenas, será feita uma prova de redação em língua portuguesa, online, e uma entrevista presencial. Os candidatos podem realizar a prova entre os dias 20 e 27 de março, e o resultado será divulgado no dia 20 de abril. As entrevistas serão realizadas entre 24 e 28 de abril em Santarém e entre 2 e 5 de maio em outros campi.
Já no processo para quilombolas, não há entrevista presencial. os candidatos devem realizar uma prova discursiva e objetiva de língua portuguesa, também online, no período de 20 a 27 de março.
Os candidatos aprovados serão convocados em uma data ainda a ser definida pela instituição, e o início das aulas está previsto para o dia 07 de agosto.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ