Os últimos dados preliminares do Censo 2022, lançados no dia 25 de dezembro, apontam grandes diferenças nos números dos municípios paraenses em comparação com o último Censo, o de 2010. No anterior, o Pará contava com 7,5 milhões de habitantes. Os dados preliminares do Censo atual estimam que o estado já possua mais de 8,4 milhões de pessoas.
O aumento, espalhado entre diversos municípios de todas as regiões do estado, pode acarretar em maior repasse de verbas para aqueles com grandes variações populacionais, mudanças no número de cadeiras nas câmaras municipais e maior arrecadação.
As maiores variações foram no sudeste do estado. Paragominas passou de 149.411 habitantes em 2010, para 271.577 em 2022, um crescimento de mais de 122 mil pessoas. O crescimento também pode ser visto em Marabá, com 47 mil novos habitantes, e Canaã dos Carajás, com quase 50 mil novos moradores.
Outros municípios, por outro lado, tiveram variações negativas. Ipixuna do Pará, que tinha mais de 51 mil habitantes, acabou 2022 com cerca de 29 mil, uma queda de 22 mil habitantes em 12 anos. Outra variação negativa foi de Jacundá, que perdeu 14 mil habitantes no período.
Com os novos dados, as Câmaras Municipais podem ter alterações no seu número de cadeiras, já que alguns municípios, agora, podem ter mais vereadores, a depender do número de eleitores locais. As mudanças dependem dos próprios municípios, e muitos já fizeram suas alterações nas Câmaras durante as últimas eleições municipais.
Confira a prévia da população calculada até 25 de dezembro de 2022 aqui.