24/12/2022 às 10h00min - Atualizada em 24/12/2022 às 10h00min

Ceia de Natal: veja como preparar uma ceia natalina econômica e nutritiva

Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.

Reprodução
Final de ano é tempo de confraternização, solidariedade e muita comilança. Com duas ceias fartas em menos de uma semana, é difícil se manter em “dieta” e a saúde financeira também. Agora, com a alta dos preços dos alimentos, a ceia de Natal dos brasileiros deve ser ainda mais econômica e com várias adaptações no cardápio deste ano.  As informações são do Uol.

Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), insumos como arroz, carne e óleo de soja subiram de preço no acumulado de 12 meses. Todo esse cenário está refletindo no bolso do brasileiro, fazendo com que a criatividade seja a chave para o planejamento de uma ceia mais em conta na mesa natalina. Mas não menos saborosa.


Para a nutricionista, Tassara Moreira, é possível fazer uma ceia com alternativas econômicas e ainda assim manter o valor nutricional. “As carnes são o componente mais caro da ceia. Em vez do Peru, é possível fazer um frango recheado muito saboroso; e uma outra alternativa é o lombo suíno como prato principal. Para que fique mais suculento e não seco, se assado no forno, pode incluir como acompanhamento um molho de laranja ou abacaxi. Frutas da estação (abacaxi, laranja, manga) também são uma roca fonte nutritiva que cabe no bolso e agrada o paladar”, sugere a profissional.

Substituir o tradicional arroz com uva-passa e presunto, por um arroz colorido com os vegetais disponíveis em casa, é outra alternativa. “A clássica rabanada pode ser assada ou feita na Airfrier, em vez de frita, e oferecida como uma deliciosa sobremesa”, destaca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp