09/12/2022 às 11h06min - Atualizada em 09/12/2022 às 11h06min

Em Belém, comitê aprova Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono

Jornal Pará
Com informações de Agência Pará

O comitê gestor do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) discutiu e aprovou nesta quarta-feira (07) o Plano Estadual ABC+Pará, que visa estimular, fomentar e buscar estratégias para que essas práticas sejam amplamente utilizadas no desenvolvimento da agropecuária no Estado.


Foram aprovadas as metas dos sistemas de produção sustentáveis (SPS), com plantio direto, baseadas no plano nacional. Entre os benefícios desses sistemas estão as práticas de revolver o solo, arar, e gradear, deixando de cortar as raízes que estão no solo e liberando gás carbônico na atmosfera. O sistema de plantio direto é recomendado para várias culturas, incluindo soja e milho. Na reunião também foram apresentadas metas de desenvolvimento sustentável na agropecuária.


O Plano ABC+Pará é uma diretriz da Sedap para definir as metas para os próximos anos, com ações e programas voltados a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.


O Pará se compromete a viabilizar todas as metas do plano nacional na execução do plano estadual. Outra prática que tem plantio direito são os SAFs (sistemas agroflorestais).


Na reunião estiveram presentes representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Embrapa e Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp