07/12/2022 às 17h47min - Atualizada em 07/12/2022 às 17h47min

20% das mulheres brasileiras afirmam ter chances de sofrer com agressão sexual

Jornal Pará
G1

Martino Pietropoli/Unsplash

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma em cada 5 mulheres (20,2%) afirma que tem muita chance ou chance média de ser vítima de agressão sexual.

 

A amostragem utiliza como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do quarto trimestre de 2021. O levantamento, feito com pessoas de 15 anos ou mais de idade, é inédito, e aponta que o percentual de homens que avaliam ter esse nível de risco é de 5,7%, quase 15% menor do que o feminino. Os dados fazem parte de uma pesquisa mais ampla que avaliou a sensação de segurança dos brasileiros no final do último ano.

 

Os brasileiros, no geral, têm maior receio de serem vítimas de crimes relacionados ao patrimônio, como ser assaltado ou roubado com violência na rua (40%), ser assaltado no transporte coletivo (38,1%), ter seu carro, moto ou bicicleta roubado (37,2%) e ter seu domicílio roubado ou furtado (29,5%).

 

Outros temores aparecem em um patamar mais baixo no levantamento. O percentual dos que avalia com muita chance ou média chance de serem vítima de agressão física é 18,1%; o de estar no meio de um tiroteio 16,4%, mesmo percentual do de ser vítima de uma bala perdida.

 

O instituto também aponta que há diferenças na percepção de vitimização entre brancos e pretos e pardos em alguns casos. A maior disparidade é em ser confundido como bandido pela polícia: 6,8% entre os brancos e 12,5% entre pretos e pardos. 

 

As informações são do G1


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp